Por que o estresse faz o cabelo cair? Entenda de uma vez e ainda veja algumas formas de combater esse inimigo silencioso
A queda de cabelo ainda é um problema bastante recorrente, e pode ter causas variadas que vão desde deficiências nutricionais podendo até mesmo chegar a doenças mais graves como disfunções na tireoide. Mas uma das causas mais comum dessa queda é o estresse. E uma dúvida bastante comum sobre o assunto é: por que o estresse faz o cabelo cair?
Tipos de Estresse
O estresse é uma condição em que o cérebro está sempre em alerta, sendo essa uma reação do organismo que acontece quando o corpo precisa lidar com situações que exigem um grande esforço para que possam ser superadas. Quanto mais longa e grave for a situação, mais estressada a pessoa tende a ficar.
Muito embora sempre lembramos do estresse quando estamos atarefados no trabalho, existem outrtas formas de estresse
Estresse mental
Sim, o estresse mental é aquele que nos preocupa no trabalho ou quando algum problema na vida pessoal fica insuportável.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
E como você pode imaginar, estar em constante alerta não é algo saudável para nosso organismo, e pode acabar afetando diversas regiões do nosso corpo, inclusive o cabelo.
Estresse físico
O estresse físico é aquele que ocorre com o organismo durante uma atividade física. Por exemplo, se você estiver correndo uma maratona, mesmo treinado, seu corpo começa a produzir uma grande quantidade de radicais livres devido a esse esforço, e um dos efeitos pode ser queda de cabelo.
Mas por que o estresse faz o cabelo cair?
O estresse ainda não é completamente entendido pelos médicos e cientistas, mas o que sabemos é que tanto no estresse físico quando no mental diversas substâncias são liberadas no corpo que podem dentre outros problemas causar a queda capilar.
Por exemplo, uma triatleta devido a alta carga de treinamentos tem uma quantidade de radicais livres sendo liberadas no corpo em níveis muito acima da média.
Já no estresse mental, o orgânismo pode entrar num estado tão grande de tensão que começa a ter uma produção desequelibrada de diversas substâncias, dentre eles o tão temido cortisol!
Entenda o Eflúvio telógeno
Também conhecido como Eflúvio telógeno, é uma condição que se caracteriza pelo aumento da queda diária de fios de cabelo no ciclo natural de queda e nascimento dos fios.
Lembre-se que a queda regular é normal, seus cabelos caem e crescem todo dia, mas quando a queda é exagerada a calvice fica evidente.
Na verdade o eflúvio ocorre quando algum fator encurta a fase de nascimento e crescimento dos fios, deixando um desequilíbrio entre a quantidade de fios em cada fase de desenvolvimento, dos cabelos, aumentando consequentemente a quantidade de fios preparados para cair.
Nesses casos o estresse é o principal fator causador, e faz com que os folículos capilares entrem em repouso, o que não permite que os cabelos continuam crescendo.
Depois de um certo tempo, esses fios começam a cair em um volume maior do que o natural pelo desequilíbrio do ciclo.
Alopecia areata e suposta relação com o estresse
Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Sua causa é hereditária e autoimune, ou seja, não há formas de prevenir a doença uma vez que suas causas são desconhecidas.
Muito embora desconhecidas, muitos especialistas acreditam que o estresse altera o sistema imunológico e acaba atacando os folículos capilares, ou seja, é o fator determinante.
O principal sintoma é a queda de cabelo numa região bem delimitada e circular.
Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares, únicas ou múltiplas.
No caso da alopecia areata, o cabelo sempre pode crescer novamente, mesmo que haja perda total. Isto ocorre porque a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos pela inflamação.
Evitar o Estresse (seja físico ou mental), bloqueadores hormonais e medicamentos imunobiológicos ou imunomodulares são linhas comuns de tratamento para o perído de crise.
Mas lembre-se: Somente um médico dermatologista pode prescrever a opção mais adequada, nunca se automedique.
Tricotilomania
Enquanto isso, a tricotilomania é uma compulsão que faz com que os pacientes arranquem os próprios cabelos, sobrancelhas e pelos de outras partes do corpo.
Essa condição se manifesta não somente pelo estresse, mas também em decorrência de problemas emocionais como tédio, ansiedade, solidão e depressão.
Quais são os outros fatores que causam queda de cabelo?
Além do estresse, outras condições e doenças também podem acabar acarretando em perda dos fios, sendo elas:
- carência nutricional;
- alimentação restrita;
- anemia;
- infecção;
- uso de medicamentos específicos;
- uso de produtos químicos nos cabelos de forma incorreta;
- menopause;
- problemas hormonais;
- pós-parto;
- fatores hereditário.
Como tratar a queda de cabelo causada pelo estresse?
O primeiro passo para tratar a queda de cabelo causada pelo estresse é diminuindo os níveis de estresse no indivíduo.
Porém, alguns produtos específicos e mudanças na alimentação também podem ajudar a solucionar o problema.
Desabafar
Uma maneira bastante eficaz de combater o estresse é identificar as causas do problema e desabafar com uma pessoa próxima. Você também pode optar por terapias, que auxiliam a controlar o seu lado emocional.
Chás calmantes
Outra opção é tomar chás calmantes como camomila e tentar focar a atenção em outras situações para fugir dos conflitos pessoais. Uma excelente forma de controlar o estresse é praticando exercícios físicos para gastar a energia. Opte por corridas ou natação, já que essas atividades liberam endorfina, um hormônio que proporciona o bem-estar.
Durma bem
Além disso, o que muitos não sabem é que dormir pouco também é uma causa do estresse, e você deve tentar dormir pelo menos 6 horas por noite, sendo o ideal 8 horas de sono noturno.
Reduza a atividade física
Se os níveis de atividade física estiverem muito altos, seu corpo vai sentir e a primeira maneira de reclamar será com a queda dos cabelos.
Reduza a atividade física ou se alimente e suplemente de maneira que os radicais livres não ataquem suas madeixas.
Melhore a alimentação
Para isso, aumente o consumo de proteínas investindo em leite e derivados como iogurte e queijo, além de carnes.
Isso porque esses alimentos ajudam na construção de novos fios e no crescimento do cabelo, o que evita a queda e fortalece os que já estão crescendo.
Algumas vitaminas como a biotina, por exemplo, também devem fazer parte da sua alimentação diária, já que ela é importante para a saúde capilar e ajuda a dar brilho, evitar a queda e fortalecer os fios. Sabendo disso, opte por alimentos ricos em biotina e outras vitaminas para queda de cabelo.
Faça a suplementação com vitaminas
Além de aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas que fazem bem à saúde capilar, invista em uma suplementação desses nutrientes de acordo com a recomendação de um especialista.
Normalmente um multivitamínico que tenha Antioxidantes, Biotina, Riboflavina, Niacina, Zinco e Selênio pode auxiliar. Capila Hair & Nails tem alto teor dessas substâncias.
Procure um dermatologista ou tricologista
Embora a causa da sua queda de cabelo pode ter grande relação com o estresse, é importante consultar um dermatologista ou tricologista para averiguar as possíveis causas e começar um tratamento de acordo com suas necessidades e seu quadro.