O que é finasterida, para que serve e como usar?
Alguns pacientes que sofrem com a queda de cabelo em excesso ou calvície precisam de fármacos que auxiliem no tratamento para conter os sintomas e reverter a situação. Afinal, na maioria desses quadros, existe uma questão genética ou fisiológica que faz com que a perda capilar seja maior. Um desses medicamentos é a finasterida, usada principalmente em quadros de calvície masculina.
As causas mais comuns da calvície envolve problemas hormonais e genética, já que a produção excessiva de hormônios andrógenos como a testosterona aumenta as chances da queda capilar. Para que a produção desses hormônios seja regularizada, os tricologistas podem recomendar fármacos como a finasterida, que auxiliam no tratamento e prevenção da calvície principalmente em homens.
Entenda melhor a seguir sobre o que é a finasterida, como usá-la e como ela atua no organismo.
O que é finasterida?
A finasterida é um medicamento que atua no couro cabeludo vendido em forma de comprimido sendo de uso oral. Porém, existem alguns estudos que buscam a fórmula do medicamento para uso tópico, a fim de diminuir os efeitos colaterais da finasterida.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
Como a finasterida atua?
A testosterona é o hormônio masculino responsável pelo desejo sexual, crescimento de pelos na barba e também pelo engrossamento da voz, sendo considerado o principal hormônio masculino. No entanto, a testosterona também é produzida na mulher pelos ovários, fazendo com que um desequilíbrio na produção desse hormônio cause a síndrome do ovário policístico, que tem como um dos sintomas a perda capilar.
A testosterona é produzida em maior quantidade pelos testículos e é convertido em dihidrotestosterona pela próstata e folículos capilares, sendo o DHT um hormônio de 2 a 5 vezes mais intenso do que a própria testosterona.
Apesar de ser um hormônio importante para o amadurecimento do sistema reprodutor masculino, o DHT se conecta aos receptores androgênicos que estão presentes nos folículos capilares e fazem com que a fase de crescimento dos fios diminua, reduzindo o calibre e atividades dos folículos. Dessa forma, os cabelos caem mais rapidamente, e podem até mesmo parar de crescer por completo, causando a calvície ou alopecia.
A finasterida atua inibindo a enzima que converte a testosterona em DHT, diminuindo os níveis do hormônio no organismo, o que consequemente controla a perda capilar. Assim, a finasterida pode ser usada principalmente para controlar e também fazer a prevenção em pacientes com genética predisposta à calvície.
A finasterida pode ser usada em mulheres?
Apesar de ser um medicamento usado principalmente pelos pacientes masculinos, alguns especialistas podem recomendar a finasterida para uma classe de pacientes femininos.
Por produzir menos testosterona do que os homens, as mulheres não costumam demonstrar resultados tão satisfatórios em quadros de calvície feminina ao usarem a finasterida.
No entanto, em mulheres que sofrem de SOP, pode ser necessário o uso do medicamento em quadros de queda capilar excessiva, já que nesses casos a produção da testosterona acaba sendo maior do que o normal.
O maior problema do medicamento quando usado em mulheres é o seu efeito colateral de má-formação fetal durante a gestação. Na bula, inclusive, existe uma advertência de que mulheres grávidas não podem sequer manusear o medicamento, já que o pó do comprimido poderia ser absorvido pela pele em algum nível e chegar à placenta.
Sabendo disso, nos casos em que a mulher precisa tomar o medicamento, é imprescindível que use métodos contraceptivos rigidamente para evitar uma possível gravidez. Contudo, o mais comum é que esse medicamento seja prescrito por médicos especializados em pacientes já na menopausa ou que sofrem com infertilidade.
Além disso, a finasterida é usada em mulheres apenas quando os outros tratamentos não foram eficazes para o quadro de queda capilar.
Como usar a finasterida?
O medicamento é administrado via oral uma vez ao dia durante pelo menos 3 meses, sendo importante consultar um médico antes de começar a ingerir esse e qualquer outro medicamento.
Em quanto tempo a finasterida começa a fazer efeito na queda de cabelo?
A diminuição da queda de cabelo pode ser notada no final do tratamento de 3 meses, na maioria dos casos. Porém, como cada organismo responde ao tratamento de uma forma diferente, é impossível quantificar o ganho do paciente com o tratamento.
Em cerca de 40% dos casos, os pacientes mantém os cabelos que já existem e notam uma diminuição da perda capilar. Em outros 30%, além de manter os cabelos que já existiam, o paciente consegue recuperar parte dos fios perdidos.
Nos 30% restantes, os indivíduos que usam a finasterida não demonstraram resposta ao tratamento.
Quando devo usar a finasterida?
A finasterida deve ser usada apenas quando um médico especializado indicar como forma de tratamento. Isso porque, em alguns casos específicos, o tratamento para queda de cabelo pode ser feito sem o uso do fármaco, de uma forma mais simples e ainda assim eficaz.
A finasterida também atua no crescimento da barba?
Sim. Uma vez que a barba é efeito direto da ação do DHT e da testosterona, visto que ambos são hormônios masculinos responsáveis pelo crescimento dos pelos em homens, o uso da finasterida pode auxiliar no seu crescimento. Como o efeito do DHT é reduzido, os fios da barba tendem a crescer com maior facilidade, assim como acontece nos cabelos.
Embora os efeitos de crescimento desses pelos possam ser notados entre 4 e 6 semanas, é importante consultar um especialista antes de começar a ingerir o medicamento também para tratar a barba.
Depois de ver mais sobre o que é a finasterida, como ela funciona e como usar, consulte um tricologista para discutir a possibilidade de um tratamento com o remédio. Afinal, ingerir fármacos sem prescrição médica pode ser perigoso para a saúde e causar efeitos colaterais indesejados.