Óleo de coco para queda de cabelo funciona?
O óleo de coco é muito conhecido por fazer parte da dieta de quem busca uma alimentação mais saudável. Contudo, seu benefício também podem ser notado na saúde dos cabelos, já que o óleo de coco é um excelente hidratante e umectante. Mas será que o óleo de coco para queda de cabelo funciona?
Além de sua ação hidratante, o óleo de coco também age como um antibactericida e antifúngico natural, ajudando no combate da proliferação de fungos na região do couro cabeludo. Com isso, além de tratar a seborreia, o óleo de coco pode ser usado como um remédio caseiro para prevenção de caspa.
Veja a seguir se o óleo de coco realmente ajuda nos tratamentos contra queda de cabelo e como usá-lo de forma correta.
Óleo de coco para queda de cabelo funciona?
Por ser rico em nutrientes, o óleo de coco é um excelente hidratante natural para os cabelos, e pode ser usado em dias de hidratação profunda nos fios combinado com máscaras e outros produtos capilares.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
Além do mais, o ingrediente também ajuda a hidratar o couro cabeludo e fibra capilar, e além de deixar os fios mais macios, auxilia no crescimento mais rápido, diminuindo também a quantidade de fios perdidos em excesso.
Isso acontece porque o óleo de coco possui ação umectante, que trata não somente o comprimento do cabelo mas também o bulbo-capilar.
Com isso, os nutrientes chegam à fibra mais rapidamente, contribuindo para uma reconstrução que evita que o cabelo caia em quantidades excessivas e faz com que ele cresça com mais força e de uma forma mais saudável.
Em conjunto, por sua ação antioxidante, o óleo de coco limpa a raiz do cabelo, combatendo os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento celular e queda dos fios.
Como usar o óleo de coco para queda de cabelo?
O óleo de coco pode ser usado de diversas formas possíveis, desde acrescentando um pouco do ingrediente em máscaras de hidratação, até mesmo sozinho com uma massagem capilar para ativar a circulação sanguínea na área.
Você também pode misturar o óleo de coco com azeite de oliva, abacate, aloe vera e suco de limão para resultados mais potentes.
Óleo de coco com abacate
Amasse meio abacate e acrescente meia colher de óleo de coco e uma colher de máscara de hidratação. Aplique a mistura nos cabelos depois de lavá-los com shampoo, certificando-se de que todos os fios estão cobertos e deixe agir por cerca de 20 minutos. Enxágue bem e passe o condicionador para selar a hidratação.
Essa mistura é ideal para hidratar os fios e deixá-los mais macios e com mais brilho.
Óleo de coco com suco de limão
Essa receita é muito usada para fazer a umectação do couro cabeludo para nutrir os fios e evitar o ressecamento, sendo uma excelente forma de fortalecer a fibra capilar e evitar a queda de cabelo.
Misture o suco de meio limão com 1 colher de sopa de óleo de coco. Aplique a mistura nos cabelos, desde a raiz até as pontas e deixe agir por no mínimo 5 horas. Prefira fazer esse tratamento durante a noite para evitar queimaduras.
Depois de deixar agir, lave o cabelo normalmente e certifique-se de enxaguar bem para não deixar resíduos de óleo ou limão no couro cabeludo.
Quais os outros benefícios do óleo de coco para os cabelos?
Conservar a cor dos fios
Um benefício pouco conhecido do óleo de coco é seu poder de conservação da cor das tinturas, principalmente o vermelho. Para isso, basta fazer a mistura do óleo de coco com abacate do tópico anterior e aplicar nos cabelos. A diferença, porém, é que nesses casos você deve aplicar a mistura antes de lavar os cabelos com shampoo e com ele ainda seco.
O tempo de ação também muda, sendo de apenas 3 minutos.
Tratamento contra a caspa ou seborreia
Apesar de existir diferença entre caspa e seborreia, os sintomas dos dois quadros são bastante parecidos e podem ser tratados igualmente com óleo de coco. Nas duas doenças o principal sintoma é a descamação do couro cabeludo, causada por uma inflamação ou renovação celular.
Para ajudar a reduzir o ressecamento, os pacientes com o quadro de caspa ou seborreia podem aplicar óleo de coco na região. Além de sua ação umectante, a presença dos antioxidantes, antifúngicos e antibactericida ajudam a tratar a inflamação da região.
Aplique duas colheres de óleo de coco no couro cabeludo e massageie suavemente em movimentos circulares com as pontas dos dedos. Faça uma leve pressão para ativar a circulação sanguínea local e espere por pelo menos 2 horas antes de lavar os cabelos.
O procedimento pode ser feito uma ou duas vezes por semana.
Previne a fadiga higrênica
A fadiga higrênica é caracterizada pelo inchaço da haste do cabelo, que acontece principalmente quando a cutícula capilar absorve a umidade em excesso, causando frizz quando seca. Essa fadiga acontece principalmente quando lavamos o cabelo em excesso.
Leia também É necessário lavar o cabelo todo dia? Quantas vezes por semana então?
Ao usar óleo de coco na região, o ingrediente absorve a umidade necessária evitando que a cutícula a absorva.
Evita a perda de proteínas
Quando os fios perdem proteínas, acabam ficando mais fracos e quebradiços, o que consequentemente causa a queda capilar. Ao aplicar óleo de coco na região, a perda proteína é evitada graças ao ácido láurico e a sua ação de penetração profunda na hastes do cabelo, que mantém a proteína presa.
Depois de conferir que óleo de coco para queda de cabelo funciona, você já pode começar a aplicar o ingrediente em conjunto com suas máscaras de hidratação para ajudar nos tratamentos de calvície ou alopecia. Vale lembrar, no entanto, que o óleo de coco não substitui os tratamentos prescritos por tricologistas, sendo apenas um complemento para potencializar os resultados, e é importante consultar um médico especializado para um tratamento correto do problema.