Como usar abacate no cabelo cacheado?
O abacate é uma fruta extremamente saudável, rica em vitaminas A, E, C e K, além de ser fonte de minerais como manganês, magnésio, cobre, fósforo e zinco. Com isso, além de contribuir para a saúde do nosso organismo, o abacate também tem se tornado uma excelente opção para hidratar os fios, apresentando benefícios ainda maiores ao usar abacate no cabelo cacheado.
Junto com a lista enorme de nutrientes, o abacate também conta em sua composição com lipídeos, óleos naturais e aminoácidos, que são responsáveis por nutrir a fibra capilar de dentro para fora. Ou seja, além de deixar os cabelos mais macios, o abacate também ajuda com que fiquem menos ressecados e quebradiços.
Leia também Por que o cabelo quebra?
Veja a seguir como usar abacate no cabelo cacheado de forma correta e qual a melhor maneira de aplicar a fruta no couro cabeludo!
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
Quais os benefícios do abacate para cabelos cacheados?
Além de seu poder de hidratação, o abacate também auxilia na reposição de nutrientes dentro da fibra capilar, especialmente em fios crespos e cacheados que precisam de um tratamento a mais em comparação com fios lisos. Afinal, esse tipo de cabelo não recebe a oleosidade natural do couro cabeludo desde a raiz até as pontas, e tem a tendência de ressecar com mais facilidade.
Aplicar abacate nesse tipo de cabelo não somente contribui para uma maior retenção de umidade das mechas, mas também para uma limpeza profunda no couro cabeludo e fortalecimento da fibra danificada. Em conjunto, a fruta ainda combate o frizz, a queda de cabelo, evita pontas duplas, aumenta o brilho, acelera o crescimento dos cabelos e sela as cutículas.
Quais são os efeitos da hidratação com abacate?
Um dos primeiros sinais notáveis após usar o abacate para hidratar o cabelo é o desaparecimento do aspecto espigado e seco que fios ressecados costumam ter. Além disso, também é possível notar uma maciez maior, menos pontas duplas e fios menos quebradiços.
Já em cabelos cacheados é possível notar mechas mais encorpadas e resistentes, com cachos mais definidos e promovendo uma sedosidade profunda para os fios.
Como usar abacate no cabelo cacheado?
O abacate pode ser usado de diversas maneiras diferentes, misturado com outros ingredientes e até mesmo puro, dependendo do efeito que você deseja alcançar nos seus cabelos.
Abaixo listamos três receitas caseiras de tratamentos com abacate para hidratar e nutrir os cachos.
Abacate com azeite de oliva
Voltado especialmente para cabelos cacheados ressecados, o abacate combinado com o azeite, um óleo vegetal com alto poder de hidratação, nutre e repõe a fibra capilar, dando um aspecto mais saudáveis para as mechas.
Para fazer essa receita, misture um abacate com uma colher de sopa de azeite extra virgem e uma colher de sopa de mel.
Depois de misturar bem, aplique nos cabelos antes de lavá-los com shampoo e ainda secos para uma umectação mais profunda.
Massageie o couro cabeludo por aproximadamente 10 minutos e lave os cabelos com shampoo, retirando todo o excesso da máscara caseira para evitar que os cabelos fiquem oleosos.
Abacate com iogurte natural
Voltada para cabelos com química como tinturas e alisamentos, a receita de abacate com iogurte natural reconstrói a fibra danificada em poucos minutos de aplicação.
Misture ¼ de abacate com uma banana e 1 colher de sopa de iogurte natural. Mexa bem e aplique nos fios já lavados com shampoo. Antes de aplicar a máscara, retire o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha para que a mistura penetre melhor nos cabelos.
Depois de depositar a mistura em todo o cabelo, deixe agir por aproximadamente 20 minutos, retirando com água fria.
Nesse caso, não é necessário selar a hidratação com condicionador, já que a banana faz esse papel nas cutículas capilares.
Abacate com cenoura
Indicado para quem tem cabelos loiros com químicas, essa máscara caseira age nos cabelos danificados e frágeis fortalecendo e restaurando os fios.
Para fazer a receita, bata no liquidificador meio abacate com 1 cenoura, duas amêndoas e um pote de iogurte natural. Despeje a mistura em um pote e adicione 1 ampola de vitamina E, mexendo bem para que tudo se incorpore.
Aplique a mistura nos cabelos ainda sujos, evitando a raiz. Deixe agir por 20 minutos, enxágue e lave os cabelos normalmente.
Abacate com máscara de hidratação
Para uma hidratação mais simples, você pode misturar 4 colheres de sopa de abacate com 5 gotas de óleo de amêndoas ou azeite de oliva e 3 colher de sopa de máscara para hidratação.
Misture todos os ingredientes e aplique nos cabelos limpos e úmidos, retirando o excesso de água com uma toalha. Deixe agir por 20 minutos, enxágue e finalize com condicionador.
A máscara de abacate também pode ser aplicada em cabelos lisos?
Sim, desde que sejam ressecados e quebradiços. Caso o seu cabelo seja oleoso, o mais indicado é evitar esse tipo de máscara, já que o abacate é rico em óleos naturais, que poderia deixar os fios com excesso de sebo.
Qual a frequência ideal para a usar abacate no cabelo cacheado?
Não existe uma frequência exata, e o intervalo entre uma aplicação e outra dependerá do seu tipo de cabelo e estado em que ele se encontra. Se você possui cabelos ressecados e danificados, pode precisar da hidratação 1 vez na semana, enquanto pessoas com cabelos com maior tendência a oleosidade podem fazer a hidratação com abacate a cada 15 ou 20 dias.
Já para cabelos com muita química como alisamentos, tinturas, escovas e relaxamentos, a aplicação pode ser de até duas vezes na semana, lembrando-se de respeitar um intervalo mínimo de 48 horas entre uma aplicação e outra.
Agora que você aprendeu a usar abacate no cabelo cacheado, pode começar a fazer a hidratação com a fruta para tratar cabelos ressecados e danificados. Lembre-se de sempre respeitar a necessidade das suas mechas, e faça a hidratação apenas quando os fios precisarem. Do contrário, o cabelo ficará com um aspecto pesado e opaco.