Como faz o dread no cabelo?
O dread é um penteado que vem se popularizando cada vez mais ao passar dos anos, e tem sido muito usado nos dias atuais principalmente pelos povos de origem africana. Nesse tipo de penteado, que também é conhecido como dreadlock, os cabelos são enrolados de forma cilíndrica e podem chegar até a altura da cintura. Mas você sabe como fazer o dread no cabelo?
Embora muitos imaginem que o dread é um penteado exclusivo para os cabelos cacheados e crespos, ele pode ser feito em qualquer tipo de fio. Porém o mais comum é encontrarmos o penteado em pessoas negras por representar um símbolo histórico africano. Na Namíbia e Angola, por exemplo, o penteado faz parte desde a origem das tribos e é usado até hoje.
Confira no post a seguir como faz o dread no cabelo e veja dicas de como cuidar do penteado!
Os tipos de dread
Dread de cera
O dread de cera é o mais popular e também o um dos mais antigos, feito a partir de cera de abelha para grudar os fios e dar formato. No entanto, em decorrência da dificuldade de fazer a limpeza desse tipo de dreads, ele foi entrando em desuso ao passar dos anos.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
O dread feito de cera tem duração indeterminada. Isso quer dizer que para remover o penteado é preciso cortar o cabelo.
Dread de agulha
Esse tipo de dread é bastante popular nos dias atuais, sendo a forma mais segura de fazer o penteado e ter o resultado como nos anos passados. É feito com o auxílio de uma agulha de crochê para criar o formato do dread colocando os fios um dentro do outro. Assim como o anterior, esse tipo também é um penteado permanente e só pode ser removido se o cabelo for cortado.
Extensão de dread
A extensão de dread é usada especialmente por quem tem cabelo muito curto e não pode fazer o penteado.
Nesse tipo, aplica-se uma extensão de cabelo humano ou sintético ao cabelo natural com uma costura para que os dreads fiquem mais compridos.
Dessa forma, para remover a extensão é necessário cortar o cabelo no comprimento em que essa costura foi feita. A manutenção desse tipo de dread deve ser feita em um intervalo médio de 3 meses.
Dread de lã
O dread de lã é feito enrolando fios de lã junto ao cabelo, dando a possibilidade de um penteado mais colorido. A duração também é de cerca de 3 meses, sendo um dos mais fáceis de fazer em casa.
Dread removível
O dread removível é usado especialmente por quem deseja testar o visual sem comprometer os fios. Para isso basta comprar os dreads soltos e aplicar no cabelo para ser removido quando quiser.
Como fazer dread no cabelo em casa?
Embora alguns tipos de dreads possam ser complicados, é possível fazer a maioria das técnicas em casa.
Dread de lã
O dread de lã é considerado a técnica mais fácil para fazer o penteado.Separe duas mechas finas de cabelo e trance com uma tira de lã. Em seguida, passe a tira em volta de cada uma das tranças para cobrir o cabelo e criar o formato cilíndrico do dread. Amarre com um lastex e sele com isqueiro, tomando cuidado para não queimar os fios.
O tempo médio para cada dread é de 20 minutos, podendo levar até 5 horas para ser feito o cabelo completo.
Dread com agulha
Separe uma mecha e desfie os fios com a ajuda de um pente fino para deixar os cabelos embaraçados. Esse embaraçado recebe o nome de berlota, que deve ser colocada para dentro da mecha com a ajuda da agulha de crochê. Dessa forma os dreads se formam cilindricamente e sem fios arrepiados.
A finalização das pontas pode ser feita com a agulha puxando-as para dentro do dread ou com álcool para deixar as pontas pontiaguda.
O processo pode levar até 12 horas para ser finalizado, e normalmente é feito em salões de beleza em decorrência da sua complexidade.
Dread de cera
O dread de cera é feito com a aplicação da cera de abelha nas mechas para modelá-las com as palmas das mãos. Feito isso é só esperar o cabelo secar. O processo todo pode demorar cerca de 6 horas para ser finalizado, dependendo do tamanho do cabelo.
Qual o tamanho do cabelo ideal para fazer dread no cabelo?
O tamanho dos fios depende exclusivamente do tipo de dread que você deseja fazer. Para os dreads de lã, por exemplo, é necessário apenas 5cm de fio para aplicar a técnica. Já o dread com agulha precisa de pelo menos 15 cm de cabelo para ser feito.
Quais cuidados tomar com o dread?
Lavagem
Na hora de lavar os fios prefira shampoos neutros e sem aditivo como sulfato. Isso evitará que o penteado seja fragilizado pela química dos cosméticos, além de evitar resíduos que causam mau cheiro e até mesmo a proliferação de fungos e bactérias.
Para evitar esses problemas, também é ideal que você lave os dreads pela manhã para que ele tenha o dia todo até secar completamente, evitando que você durma com os cabelos molhados.
Na hora de esfregar o couro cabeludo não coloque força em excesso para não desfazer o penteado.
Hidratação
Os dreads também precisam ser hidratados, e para facilitar o trabalho você pode borrifar uma mistura de água com óleo natural nos fios e massagear logo em seguida. Esse processo deve ser repetido uma vez ao dia, já que dessa forma a hidratação é mais superficial.
Manutenção
Conforme o cabelo começa a crescer é comum que alguns fios comecem a se soltar do trançado, dando a impressão de um cabelo cheio de frizz. Com a ajuda de uma agulha de crochê coloque os fios novamente para dentro dos dreads.
Viu como fazer dread no cabelo pode ser fácil? Você pode buscar uma alternativa mais profissional e fazer um dread de crochê no salão ou fazer o dread de lã em casa. Além disso, caso queira testar o visual, ainda é possível colocar uma extensão de dread removível antes de escolher uma das técnicas mais duradouras.