Cabelo Crespo – todos os cuidados que você precisa ter
Assim como os cabelos lisos, o cabelo crespo merece um cuidado especial para que esteja sempre saudável e bonito. Saber escolher os produtos, a forma correta de usá-los e como fazer a finalização são apenas alguns dos fatores que mais influenciam na hora de definir os cachos e evitar o frizz.
Embora muitas pessoas acreditem que apenas escolher produtos de qualidade é o suficiente para manter os cabelos saudáveis, a maneira como você lida com os fios também tem grande influência no resultado final. Isso porque usar os produtos da maneira errada não somente proporcionar um efeito reverso, mas pode até mesmo acabar danificando os cabelos e contribuindo para seu ressecamento e quebra.
Veja a seguir todos os cuidados que você precisa ter na hora de cuidar dos seus cachos!
Qual o seu tipo de cabelo crespo?
Engana-se quem pensa que todo cabelo crespo é igual. Cada tipo de cabelo possui um tipo de fio predominante, que variam entre 4A, 4B e 4C. Essa classificação é importante na hora de escolher os produtos ideais para hidratar os cabelos, que são naturalmente mais ressecados, tendo em vista que a oleosidade natural dos fios não consegue chegar até as pontas em decorrência da sua curvatura.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
Ao identificar o seu tipo de cabelo, procure a indicação nos rótulos das embalagens e verifique se é você pode usá-los nos fios.
Como lavar o cabelo crespo
Como dito anteriormente, os fios crespos são mais ressecados por não possuir tanta oleosidade, o que significa que precisam de menos lavagem do que os fios ondulados ou lisos. Ou seja, se você lava os cabelos todos os dias deve começar a fazer a higiene da região apenas duas vezes na semana, já que aplicar shampoos todos os dias contribui para danificá-los.
Para fazer a lavagem correta, desembarace os cabelos antes de aplicar o shampoo com o auxílio de um óleo pré-lavagem. O produto serve para garantir que os cabelos estão hidratados e protegidos durante a lavagem, já que esse tipo de cabelo tende a ser mais frágil. Aplique o óleo nos cabelos secos e deixe agir por aproximadamente 5 minutos antes de desembaraçar.
Feito isso, aplique um shampoo e condicionador específico para o seu tipo de cabelo e curvatura, e massageie o couro cabeludo sempre com as pontas dos dedos e nunca com as unhas. Isso evita que você acabe machucando a região.
Depois de finalizar com o condicionador, que nunca deve ser aplicado na raiz, use uma toalha de microfibra para secar os cabelos com leves apertadas. Por ser mais delicado, esse tipo de tecido diminui a quebra e o frizz.
Mantenha um cronograma capilar
O cabelo crespo precisa de mais hidratação do que os outros cabelos para ficar macio e com um brilho maior. Por ser mais frágil tende a danificar com mais facilidade, o que torna a reconstrução uma etapa importante do seu cronograma, que deve ser feito para separar os cuidados com os fios em três etapas: nutrição, hidratação e reconstrução. Essas três etapas devem ser repetidas a cada semana, quinzena ou mês, dependendo da necessidade dos cabelos.
Para hidratar os fios, é importante usar produtos que devolva a água aos à fibra e trate as lesões do córtex e também das cutículas. Já na etapa de nutrição, você deve repor os nutrientes perdidos durante o dia a dia com óleos vegetais.
Na última etapa, chamada de reconstrução, você deve reconstruir a fibra capilar que pode ter sido danificada pelo calor excessivo de aparelhos como chapinhas e secadores, pelo sol, procedimentos químicos e também pela poluição. Para isso, use produtos específicos que tenha essa finalidade para um resultado mais eficiente.
Leia também Hidratação caseira para o cabelo: 7 receitas incríveis
Como fazer a finalização do cabelo crespo?
A finalização é uma etapa importante para controlar o volume e definir os cachos. Uma das técnicas mais usadas é a fitagem, que pode ser feita de forma simples, estruturada e esticada. Para fazer qualquer uma delas, separa o cabelo em mechas médicas e aplique um creme para pentear ou ativador de cachos, passando os dedos entre os fios e separando-os em tiras finas modelando os cachos cuidadosamente. Depois de secos os cabelos estarão com cachos mais definidos e com menos frizz na raiz.
Deixe o cabelo secar naturalmente
Embora depois de lavar os fios você deva remover o excesso de umidade com uma toalha específica, é importante que eles sequem de forma natural para uma definição mais profunda dos cachos. Isso porque o vento, seja ele natural ou do secador, deixa os fios mais arrepiados e com um frizz mais aparente.
Uma saída é usar o secador com difusor de forma que o ar quente não seja tão direcionado nos fios, deixando uma finalização melhor.
Para cabelos crespos você deve usar o difusor em velocidade e temperatura média, sempre de baixo para cima para não amassar os cachos e tornar o processo ineficiente.
Use o pente correto
Quem tem o cabelo crespo deve evitar ao máximo pentear os cabelos durante o dia e deixar essa tarefa para ser feita apenas após o banho com os fios ainda molhados. Do contrário, além de remover a definição dos cachos, você contribui para fios mais arrepiados na raiz.
A escolha do pente também é importante: ele deve ser largo para evitar a quebra dos fios e de preferência de madeira. Uma excelente opção que tem feito muito sucesso entre as cacheadas é o pente-garfo, que nada mais é do que um pente mais largo que lembra o formato de um garfo de cozinha, e tem como função pentear os cabelos crespos sem quebrá-los.
Agora que você viu todos os cuidados que deve ter com o cabelo crespo, comece hoje mesmo o seu cronograma capilar para garantir uma saúde melhor para os fios. Em conjunto, invista em uma hidratação profunda e escolha sempre produtos de qualidade para garantir que os cachos fiquem definidos e com os nutrientes necessários para manter o seu brilho natural. É importante que você também atente-se a forma de lavar e pentear o cabelo crespo para não correr o risco de aumentar a incidência de frizz e acabar danificando as mechas.