Como cortar o cabelo sozinha em casa em um passo a passo simples e completo
Seja pela falta de tempo, pela praticidade de não sair do conforto de casa ou pelo medo com ocoronavírus, é grande o números de mulheres que buscam uma maneira segura de cortar o cabelo sozinha em casa.
Enquanto em muitos casos o processo pode acabar em resultados desastrosos, seguindo um passo a passo de confiança fica mais fácil atingir o corte desejado.
Antes de começar, lembre-se de separar uma boa tesoura para não “mastigar” os fios, o que pode acabar influenciando no resultado e deixando o corte torto e com aspecto de mal-cortado. Junto à tesoura tenha em mãos prendedores de cabelo, pente de dentes finos e um espelho grande. Se possível, também é interessante um espelho menor para lhe auxiliar a cortar a parte de trás.
Confira seguir o passo a passo para conseguir cortar o cabelo em casa sem ajuda!
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
Como cortar o cabelo sozinha em casa: corte repicado
O corte repicado é um dos mais fáceis de serem feitos, e é muito famoso pelos tutoriais em vídeos que rolam pela internet.
Nesse caso, apesar da impressão de um cabelo mais curto pela quantidade de fios que você irá cortar o comprimento ficará igual, já que esse tipo de corte é usado para criar camadas ao longo de todo o cabelo e não para diminuir o comprimento.
Quanto mais fios forem cortados, mais repicado o corte final será. Sabendo disso, é bom cortar aos poucos para evitar resultados indesejados.
Passo 1: Molhe o cabelo e seque com uma toalha para que fique apenas úmido. Você também pode borrifar água por todo o comprimento e raiz.
Passo 2: Jogue todos os fios para frente e penteie com o auxílio de uma escova para remover todos os nós.
Passo 3: Prenda um rabo de cavalo jogado para frente de modo que fique alinhado ao nariz. Lembre-se de prender firme para que os cabelos não se soltem.
Passo 4: Corte em linha reta com a tesoura uma média de 4 dedos, de início. Lave os fios normalmente e espere secar para ver o resultado de uma forma mais segura. Caso ache que o repicado ainda é pouco, você pode repetir o processo.
Como cortar o cabelo sozinha em casa: corte em V
O corte em V recebe esse nome pelo formato que cria na parte de trás dos cabelos, usado para emoldurar o rosto e feito principalmente em cabelos compridos.
Passo 1: Remova os nós dos fios com a ajuda de um pente ou escova e, em seguida, separe o cabelo ao meio com um pente fino. Umedeça os fios com um borrifador.
Passo 2: Coloque cada metade para a frente de cada ombro e prenda uma das partes com um prendedor ou elástico;
Passo 3: Penteie a parte solta para que fique reta e corte 4 dedos. Caso queira um formato V mais acentuado você pode cortar um pouco mais do comprimento.
Lembre-se que diferente do corte anterior, esse tipo de corte remove o comprimento dos fios, e cortar demais pode acabar deixando os cabelos mais curtos do que o esperado.
Como cortar o cabelo sozinha em casa: corte em U
Esse tipo de corte é usado principalmente por fios cacheados que querem dar uma leveza maior às mechas e um movimento mais acentuado.
Passo 1: Remova os nós dos fios, umedeça-os e divida o cabelo ao meio.
Passo 2: Escolha uma das mechas e incline a cabeça para a lateral. Em seguida, gire a cabeça ao lado oposto ao que você irá cortar.
Passo 3: Com a ajuda do espelho a sua frente, faça um corte reto e repita o mesmo processo na outra parte.
Passo 4: Certifique-se de que o comprimento dos dois lados seja igual.
Leia também Como descolorir o cabelo em casa sem ajuda?
Dicas para cortar o cabelo sozinha em casa
Corte aos poucos
Cortar demais pode ser um erro irreversível que somente um profissional conseguirá consertar.
Por outro lado, quando o cabelo é cortado aos poucos, é sempre possível repetir o processo de forma mais segura até alcançar o comprimento desejado sem correr riscos de estragar o cabelo.
Cuidado com o cabelo molhado
Tenha em mente que quando você corta os cabelos quando estão molhados, eles acabam ficando um pouco mais curtos ao se secarem.
Você pode cortar os fios quando estiverem secos para ter um controle maior sobre o resultado, embora os fios secos possam ser mais difíceis de trabalhar.
Essa dica é importante principalmente para a franja. Caso for cortá-la sozinha, corte sempre um dedo abaixo do comprimento desejado.
Tenha um espelho para a parte de trás
Um espelho menor que você consiga segurar para ver o resultado na parte de trás é bastante útil para evitar cortes tortos. Você pode até mesmo posicionar o espelho em algum móvel para que seja mais fácil e você consiga um controle maior sobre o que está fazendo.
Pontas repicadas
Uma dica para não deixar o corte tão reto é separar o cabelo em diversas mechas e colocar as pontas entre os dedos. Em seguida, inclinar a tesoura para que fique em pé e cortar as pontas aos poucos. Esse processo deixará o cabelo com um ar mais natural e leve.
Viu como cortar o cabelo sozinha em casa pode ser fácil se você seguir o passo a passo correto?
Caso você não sinta segurança para cortar os fios, pode começar com um corte que não remova o comprimento como o repicado, lembrando-se de sempre cortar aos poucos.
Depois de ver o resultado você se sentirá mais confiante para tirar um pouco do comprimento em cortes mais ousados como o V ou U, ou até mesmo cortar a franja.