Como funciona o shampoo anticaspa e como ele age no couro cabeludo?
Considerado um dos principais problemas capilares durante o inverno, a caspa é o nome dado à descamação do couro cabeludo que causa coceira, ardência e desconforto.
Muitas vezes o problema surge com o aumento da frequência de banhos quentes em dias mais frios, causando um excesso de oleosidade que pode desencadear o problema de uma forma mais acelerada. Para conter as descamações, muitas pessoas pesquisam sobre como funciona o shampoo anticaspa e como usá-lo.
Formulado especialmente para conter e eliminar essa descamação do couro cabeludo, o shampoo anticaspa deve ser usado com uma frequência significativa para que o problema seja tratado e as crises de caspa sejam controladas.
Isso porque a caspa não tem cura definitiva, e pode ser necessário recorrer a shampoos específicos de tempos em tempos quando o problema começa a ficar fora de controle.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
Para que você entenda melhor como esse shampoo funciona e como usá-lo corretamente nos cabelos, separamos algumas dicas que vão lhe auxiliar e tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Veja a seguir!
Como funciona o shampoo anticaspa?
O shampoo anticaspa possui um nível de adstringência mais elevado em comparação a shampoos de uso comum, exatamente para reduzir a oleosidade da raiz que acaba gerando a caspa.
Os elementos adstringentes são responsáveis por limpar de forma mais profunda o couro cabeludo a fim de remover todo resquício de oleosidade do fio.
Algumas variações do shampoo anticaspa ainda contam com agentes antifúngicos à base de zinco para combater os fungos que acabam se alimentando da oleosidade do couro cabeludo, o que pode até mesmo causar problemas mais sérios como a seborreia.
Por causar coceira e vermelhidão, algumas marcas adicionam ingredientes calmantes que aliviam estes sintomas em poucos dias após o uso do produto.
Quais os ingredientes mais encontrados em um shampoo anticaspa?
- Alecrim – adstringente;
- Algas marinhas – antiinflamatório e redutor de secreções sebáceas;
- Ácido salicílico – queratolítico;
- Cedro – adstringente e refrescante;
- Capuchinha – anticaspa e anti seborreica;
- Cetoconazol – antifúngico;
- Enxofre – desengordurante, antiséptico e antifúngico;
- Follicusan – desengordurante e anticaspa;
- Octopirox – anticaspa;
- Óleo de melaleuca – antiséptico, seborreico e antimicrobiano;
- Vitacomplex – anticaspa, ação controladora da oleosidade e antiseborreica;
- Zinc PCA – antiséptico;
- Zatezol – controlador seborreico.
O que pode causar a caspa?
Além da água quente e do excesso de oleosidade no couro cabeludo, a caspa ainda pode ser causada por:
- estresse;
- uso frequente de chapéus e bonés;
- químicas como tinturas e alisamentos;
- hábito de dormir com os cabelos molhados;
- uso de produtos inadequados para o cabelo.
Qual a frequência ideal para o uso do shampoo anticaspa?
O shampoo anticaspa deve ser usado com uma frequência regular e preferencialmente em dias alternados. Isso porque, por remover a oleosidade com mais eficiência, os cabelos podem acabar ficando ressecados e ainda sofrer o efeito rebote.
O efeito rebote acontece quando removemos a oleosidade do couro cabeludo de uma forma muito intensa, de modo que o organismo entende que precisa produzir ainda mais oleosidade para se defender.
Isso quer dizer que o cabelo acaba ficando ainda mais oleoso, agravando o problema da caspa.
Leia também Quanto tempo usar shampoo anticaspa
Como aplicar o shampoo anticaspa?
O shampoo anticaspa deve ser aplicado exatamente como os shampoos de uso comuns. A diferença está no tempo em que o produto fica nos fios, já que nesse caso é importante deixar o shampoo agir por pelo menos 5 minutos para penetrar na raiz e garantir que os princípios ativos ajam como deveriam.
Fique atento à temperatura da água e nunca leve os cabelos em água quente, mesmo em dias mais frios. Uma saída é lavar os cabelos em horário diferente do banho, e escolher sempre água morna ou fria para evitar o excesso de oleosidade.
Além disso, também é importante aplicar a quantidade correta para cobrir todo o cabelo sem aplicar produto em excesso. Enquanto aplicar pouco shampoo pode deixar os cabelos sujos, exagerar na quantidade pode deixar os cabelos ressecados.
Na hora de massagear os cabelos não use as unhas para não causar feridas no couro cabeludo, e dê preferência às pontas dos dedos.
É necessário um tratamento alternativo?
Em alguns casos extremos em que o problema já está em estágios mais agravados, pode ser necessário a administração de medicamentos de uso tópicos prescritos por profissionais da área como o tricologista, por exemplo.
Isso porque, em alguns casos, o shampoo pode não ser eficiente para remover o fungo da região e para conter o excesso de oleosidade.
Usar um shampoo não indicado para o cabelo pode causar a caspa?
Muita gente acaba usando shampoos não indicados para o tipo do cabelo por desatenção ou até mesmo por não saber do efeito colateral que isso pode acabar causando no couro cabeludo e fibra capilar, como o caso da caspa.
Quando um fabricante especifica para qual tipo de cabelo aquele shampoo é destinado, ele está querendo dizer que todas as vitaminas, minerais, princípios ativos e agentes de limpeza que foram adicionados na fórmula foram pensados para melhorar e garantir a saúde daquele tipo de cabelo em especial.
Aplicar esses ingredientes em fios que não têm essa necessidade pode acabar resultando em cabelos mais pesados, acúmulo de sebo na raiz, aumento da produção de oleosidade e consequentemente a caspa.
Depois de ver como funciona o shampoo anticaspa, escolha entre os melhores shampoos para acabar com a caspa do mercado que atenda as necessidades dos seus cabelos. Caso o problema persista mesmo com o uso do produto, é importante consultar um especialista no assunto para verificar o que pode estar causando o problema.