Cromo e os Benefícios para seu Cabelos
O cromo é um mineral fundamental ao bom funcionamento do nosso organismo. Ele é responsável por auxiliar no trabalho da insulina, contribuindo com a distribuição do açúcar que ingerimos para todo o corpo.
Um dos seus papéis é fazer com que o nosso metabolismo funcione adequadamente, o que interfere diretamente na saúde dos cabelos. Até mesmo porque é sabido que altos níveis de açúcar no sangue podem levar à queda dos fios.
A importância do cromo para o seu cabelo
A principal função do cromo é facilitar a ação da insulina, que é a de metabolizar a glicose e inseri-la dentro das células. Sendo assim, tem sua parcela de contribuição na prevenção do diabetes tipo 2: a carência desse mineral no organismo pode favorecer o surgimento dessa doença.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
O diabetes causa diversos desequilíbrios no corpo humano, podendo levar à queda de cabelo ao prejudicar seu crescimento e impedir a formação de novos fios. Quando descontrolada ou não tratada, essa doença pode resultar em altos níveis de açúcar no sangue, causando danos a vários tecidos, órgãos e vasos sanguíneos.
Quando há danos nos vasos sanguíneos, pode acontecer a restrição do fluxo sanguíneo, o que faz com que algumas células recebam menos oxigênio e nutrientes do que necessitam. Dentre os muitos prejuízos que isso pode causar, há a interferência negativa no ciclo de crescimento normal dos folículos pilosos, o que pode levar à perda de cabelo.
Além disso, essa condição de saúde pode acabar gerando muito estresse (tanto físico quanto emocional) no organismo, e nós sabemos que o estresse persistente é uma das maiores causas da perda de cabelo. Isso acontece devido às flutuações hormonais que ele causa, o que afeta o crescimento do cabelo e pode levar à queda dos fios.
E tem mais: o cromo também ajuda no controle do colesterol, sabia?! Pesquisas apontam que níveis equilibrados de cromo no organismo evitam a produção de colesterol no fígado. Tá aí mais uma boa razão para manter uma dieta rica em cromo, já que o colesterol é um dos problemas de saúde associados à calvície.
Confira a seguir outros benefícios do cromo para a saúde.
Outros benefícios do cromo para a saúde
Além de ajudar a prevenir o diabetes tipo 2 e a controlar os níveis de colesterol, o cromo tem influência positiva em diversos outros aspectos no organismo.
Ele também contribui com a melhora da fadiga, alívio dos sintomas da depressão, redução das variações de humor e aumento da capacidade do corpo em ganhar massa muscular.
Suas vantagens são potencializadas quando associado à prática de exercícios físicos regulares, podendo proporcionar redução de peso e, devido ao fato de estimular a sensibilidade à insulina, influenciar também o metabolismo proteico, promovendo maior ganho muscular.
Alimentos ricos em cromo
A melhor forma de manter bons níveis de cromo no organismo é por meio da alimentação. É fácil manter uma dieta rica em cromo, já que essa substância pode ser encontrada em alimentos que comumente consumimos em nosso dia a dia.
O cromo pode ser encontrado em: carne vermelha, frango, fígado, frutas, ovos, ostras, oleaginosas, cereais e grãos integrais, leguminosas, germe de trigo, queijo, pimentão, banana, espinafre, cogumelos e levedo de cerveja.
O levedo é uma das melhores fontes desse elemento, e os alimentos integrais, em geral, contribuem imensamente para uma dieta de cromo. Para fins de comparação, o arroz branco possui apenas ¼ da quantidade de cromo presente no arroz integral.
Uma dica e tanto para balancear a sua dieta é riscar do cardápio o consumo de itens que possuem carboidratos simples, como é o caso de batata, pão branco, chocolate e balas. Isso porque alimentos como os citados reduzem a cota de cromo disponível no organismo.
Também é importante tomar cuidado para não exagerar, pois o cromo em doses altas pode fazer mal à saúde. A recomendação diária de cromo para uma pessoa adulta é de 20 a 35mcg/dia, a depender de sexo e idade.
No caso de deficiência, é possível recorrer à suplementação. Saiba a seguir como essa alternativa funciona.
Suplementação
Alguns estudos realizados recentemente apontaram que o consumo mundial do cromo é menor que a quantidade diária recomendada. Nos Estados Unidos, cerca de 90% das pessoas com mais de 50 anos apresentam deficiência dessa substância. Aqui no Brasil, o cenário é muito parecido com esse.
É importante atentar que os níveis do mineral em nosso organismo diminuem com a idade, e menos de 1% do cromo ingerido é de fato absorvido pelo nosso corpo.
Se for necessário, há a alternativa da suplementação em casos de carência de cromo. Essa opção só vale se o organismo de fato estiver deficiente dessa substância. Para certificar-se a respeito disso, é preciso fazer um exame de sangue, solicitado por um especialista.
Quando há a deficiência de cromo na alimentação, pode acontecer a perda na sensibilidade da ação da insulina. Isso faz com que a pessoa absorva muito mais rapidamente o açúcar de doces e pães, o que pode levar, consequentemente, à diminuição da saciedade e ao aumento do peso, com o risco de causar a diabetes tipo 2, entre outras doenças e disfunções.
Como o cromo é eliminado no suor, pessoas que praticam atividades físicas intensas ou que possuem sudorese excessiva também podem acabar apresentando deficiência desse mineral.
Há alguns sintomas aos quais vale à pena ficar atento, pois podem indicar a carência desse elemento no organismo. São eles: fome excessiva, crises de hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) e sensação de necessidade de comer pães e doces.
É importante atentar que a suplementação só deve ocorrer sob a indicação e prescrição de um profissional adequado. Isso porque essa alternativa pode gerar alguns efeitos colaterais, como distúrbios de sono, alterações de humor, dores de cabeça e até mesmo perda de minerais.
No caso de pessoas com diabetes tipo um ou com diabetes tipo dois e que fazem uso de insulina, o indicado geralmente é evitar o suplemento de cromo, pois ele pode gerar um quadro de hipoglicemia.