Quanto tempo dura o efeito do shampoo a seco? Posso ficar quantos dias sem lavar os cabelos?
Com o uso cada vez mais recorrentes entre as mulheres brasileiras, o shampoo a seco tem ganhado espaço na hora dos cuidados capilares. Seja para manter os fios limpos sem precisar molhá-los, ou para evitar um desbotamento de cabelos tingidos, o produto pode ser usado por todos os tipos de cabelo. A maior dúvida sobre o assunto, porém, é quanto tempo dura o efeito do shampoo a seco depois de aplicado.
Por se tratar de um produto que não recebe enxágue, é indispensável que os efeitos sejam duradouros. Isso porque, quantos menos se aplicar esse tipo de produto no couro cabeludo, menos acúmulo na raiz do cabelo se forma. No entanto, é importante que esse intervalo seja o suficiente para que os cabelos continuem limpos.
Quanto tempo dura o efeito do shampoo a seco?
Se usado corretamente, o shampoo a seco pode prolongar os cabelos limpos por até 4 dias consecutivos, o que seria uma excelente alternativa para quem tem cabelos tingidos e deseja ficar alguns dias sem lavar os cabelos para não desbotar a cor, mas ainda mantê-los com aspecto de limpo.
Isso faz com que os cabelos precisem ser lavados com menos frequência, o que ajudaria a cor ter uma duração maior.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
Mitos sobre o shampoo a seco
O shampoo a seco limpa os cabelos
Quando dizemos que o shampoo a seco deixa os fios limpos, na verdade estamos nos referindo ao aspecto de cabelo recém lavado. Afinal, o shampoo a seco não tem o poder de remover as sujeiras do couro cabeludo ou fibra capilar. O que significa que apesar de deixar os fios com aparência de limpeza, os cabelos tecnicamente ainda estão sujos.
Isso reforça ainda mais a necessidade do uso de shampoos convencionais e shampoos anti resíduos para limpar os cabelos que usam o shampoo a seco com frequência.
Só funciona em cabelos oleosos
O shampoo a seco pode ser usado por fios ressecados sem problemas, desde que seja recomendado pelo fabricante para não agredir os fios e piorar o quadro. No entanto, vale lembrar que os resultados são mais eficientes em cabelos oleosos em comparação aos cabelos ressecados.
Quais outras funções do shampoo a seco?
Diferente do que se acredita, o shampoo a seco não serve apenas para remover a oleosidade do couro cabeludo. Esse produto também pode ser usado para:
Aumentar o volume
Indivíduos com pouco cabelo, ou que desejam um cabelo com mais volume para fazer penteados podem usar o shampoo a seco para conseguir fios mais volumosos. Essa técnica é usada principalmente por quem tem cabelos muito finos, dando uma impressão de uma quantidade maior de fios.
Igualar o volume dos cabelos
Quando usamos um penteado por muito tempo como rabo de cavalo e coque e os fios ficam com um volume maior no comprimento enquanto a raiz continua baixa. O shampoo a seco ajuda a igualar o volume da raiz, dando um aspecto de fios soltos mesmo sem lavar os cabelos.
Ajuda a manter os fios da franja limpos por mais tempo
Quem tem cabelo e pele oleosa sabe que manter uma franja limpa é uma tarefa difícil e quase impossível. Afinal, quando o cabelo não está sujo por si só, a oleosidade produzida pela pele acaba deixando os fios grudados e com excesso de sebo.
Para solucionar o problema você pode aplicar o shampoo a seco ao notar que os fios começaram a ficar oleosos. Lembre-se, porém, de não usar o produto mais do que o indicado para evitar problemas mais sérios de saúde capilar.
Efeito matte nos cabelos
Por ser uma espécie de pó fino, o shampoo a seco acaba matificando os cabelos, e muitas vezes é usado para esse intuito e não somente para remover a oleosidade. Os penteados com efeito de bagunçado costumam combinar muito com esse efeito, também conhecidos como penteados “podrinhos”.
Quais são os tipos de shampoo a seco?
O shampoo a seco possui diversos tipos diferentes, como os voltados para cabelos claros, para cabelos escuros, cabelos oleosos e cabelos ressecados. Porém, além do tipo e cor de cabelo, o produto ainda pode ser dividido em outras classes como os que possuem proteção UV ou contam com tonalizantes, excelentes para disfarçar raízes grandes e fios brancos.
Qual a forma correta de aplicar o shampoo a seco?
Depois de agitar bem o produto, separe mechas de cabelo ainda seco e aplique em direção a raiz com uma distância entre 15 e 20 centímetros. Espere agir por 5 minutos e espalhe com os dedos, removendo o excesso com um pente para tirar o aspecto de fios esbranquiçados.
Foque principalmente em áreas mais oleosas e evite as pontas, que tendem a ser mais ressecadas.
Vale lembrar que é indicado que se aplique o shampoo a seco apenas uma vez e então lave os fios quando os cabelos começarem a ficar oleosos novamente para remover o excesso do produto, que pode acumular dentro dos poros se for usado em excesso ou intervalos muito pequenos.
Como retirar o shampoo a seco dos fios
Apesar de ser indicado o uso de um shampoo anti resíduos periodicamente, você não deve usar esse tipo de produto sempre que aplicar o shampoo a seco. Afinal, por limpar muito profundamente a raiz, o shampoo anti resíduos acaba ressecando a fibra capilar e fragilizando os fios.
Assim que o efeito do shampoo a seco terminar, use um shampoo convencional para remover o excesso do produto e finalize com um condicionador.
Se você tem o costume de usar o produto semanalmente, deve usar um shampoo anti resíduos a cada 15 dias para uma limpeza completa do couro cabeludo. Isso evita que o pó do shampoo se acumule nos poros, causando uma obstrução que deixa os cabelos ainda mais oleosos, contribuindo para problemas mais sérios como a caspa e até mesmo a queda dos cabelos.
Agora que você viu quanto tempo dura o efeito do shampoo a seco, use o produto com cautela para evitar acúmulos na raiz do cabelo. Quando usado corretamente, o shampoo a seco é uma excelente forma de manter os cabelos limpos em situações de emergência ou auxiliar dando volume na hora de fazer um penteado especial.
Mas lembre-se que é importante tratar o cabelo de dentro para fora, ou seja, os fios precisam ser criados e nascer fortes e saudáveis. Então não se esqueça de uma dieta equilibrada e se precisar, utilize vitaminas de cabelo para fazer o tratamento completo!