Em que idade a barba fica completa?
A ânsia relativa ao crescimento dos pelos faciais e a formação de uma barba vasta, completa e homogênea é algo que acompanha de forma acentuada a vida dos jovens mais preocupados com o visual.
Diante da popularidade do visual barbudo para transmitir a ideia de maturidade e virilidade, é natural os homens ficarem cada vez mais interessados no funcionamento da nossa fisiologia: de quais fatores são importantes para o crescimento adequado do pelo e formação de uma barba completa e devidamente fechada.
Principalmente porque é na juventude que os primeiros pelos faciais costumam começar a crescer. E, como a maioria dos adolescentes já deve ter percebido, a barba de nós homens cresce de forma irregular.
A princípio começam a aparecer os primeiros pelos na região do bigode, depois começam a se formar o cavanhaque e depois, paulatinamente, os pelos na região da bochecha e nas extremidades do maxilar vão aparecendo até que sua barba tome a consistência que terá durante sua vida toda.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
As duas perguntas que não querem calar são: toda barba fica completa um dia? Em qual data mais ou menos a barba fica completa e fecha-se devidamente?
São dúvidas que acompanham principalmente os jovens nos períodos de transformações fisiológicas mais agudas. Assistir ao crescimento irregular e paulatino da barba traz ansiedades e dúvidas de como o seu visual vai ficar com o decorrer do tempo e quando ele vai estabilizar.
Traremos as respostas das duas perguntas nesse texto para tentar tranquilizar (ou quem sabe aumentar ainda mais a ansiedade? rs) dos jovens com informações sobre o assunto. Vamos lá!
Minha barba necessariamente vai ficar completa?
Não, sua barba não vai ficar obrigatoriamente completa. Acho que essa é a primeira informação a se deixar clara (e talvez o que possa aumentar um pouco sua ansiedade).
São diversos fatores que convergem para que sua barba venha a ser o que ela será quando ficar devidamente estável.
Fatores genéticos, podem ser essenciais quanto à sua barba ficar completa ou não. Infelizmente você pode, mesmo após a maturidade fisiológica, ficar com a barba recheada de falhas e incompleta, principalmente na região da bochecha.
O crescimento da sua barba depende exclusivamente da proliferação de bubos capilares na região do rosto.
Além do mais, mesmo regiões que possuam bubos e nasçam pelos nela, eles podem ser mais fracos e curtos em relação ao restante dos pelos da barba.
Esse fenômeno pode potencializar as falhas e imperfeições no corpo da barba, tirando o aspecto de continuidade e homogeneidade.
Repare bem nos seus ascendentes familiares masculinos e de como são os estilos de barba deles. Isso pode ser um bom indicativo de como sua barba vai crescer.
Os parentes por parte de mãe também devem ser levados em consideração, pois o conjunto genético passado de sua mãe para você também pode influenciar nos seus pelos faciais e dizer se você terá uma barba completa ou não, independente de sua mãe não ter barba (rs).
São inúmeros os fatores que podem alterar a formação dos bubos capilares na face, não apenas genéticos. Questões relativas à alimentação e estresse também podem ser cruciais quanto ao crescimento de sua barba, principalmente durante sua adolescência (a famosa “fase de crescimento”), então fique ligado nos sinais.
Caso sua barba cresça de maneira falha e irregular, existem maneiras para consertá-la e deixá-la homogênea. Inclusive produtos dermatológicos, que pedem acompanhamento e receita por parte do profissional de saúde, como o Minoxidil, podem solucionar seu problema. Veja nosso post com uma série de dicas para resolver seu problema de barba com falhas.
Quando nossa barba fica completa e estabiliza o crescimento?
O período formativo da nossa estrutura capilar facial vai dos 15 aos 20 e poucos anos, podendo variar um pouco, bem pouco. É basicamente da nossa puberdade até o início da fase adulta.
Portanto, com raras exceções, se você chegou aos 25 anos e sua barba ainda não está completa, é sinal de que ela nunca vai ficar, a não ser que você faça intervenções dermatológicas.
O crescimento do pelo da estrutura capilar facial tem um ciclo que possui 3 fases em resumo: anágeno, catágeno e telógeno.
A fase anágena, que é a fase relativa ao crescimento do pelo, possui um limite para todas as pessoas. Isso é, chega um momento que o pelo para de crescer e isso indica o tamanho geral de sua barba quando ela chegar a um tamanho estável.
Resumindo, dependendo da sua genética, você pode ser tanto um sujeito de barba rala e curta, que não gera volume e consequentemente não passa a sensação de cheia e fechada, ou você pode ser um daqueles sujeitos metido a vikings ou lenhadores que possuem a barba enorme e volumosa, ou até mesmo caindo até o joelho, que nem os gurus de organizações religiosas exotéricas.
O período em que você deve ter maior cuidado com sua barba para que ela cresca de forma adequada é justamente o período anágeno durante sua fase de crescimento (adolescência até o início da fase adulta). Aqui, principalmente se você tiver uma genética desfavorável, é onde você deve tomar os cuidados necessários com a barba.
Óleos naturais (portadores de ricina em sua constituição química), balms fortificantes, shampoos adequados também são alguns dos produtos que que você pode usar no seu dia a dia, de maneira disciplinada, para melhorar os resultados e conquistar sua barba fechada.
A ricina, por exemplo, constitui boa parte dos óleos naturais para cuidados com a barba e esse componente químico ajuda no crescimento e fortalecimento do fio.
Cuidados higiênicos e alimentares são essenciais para que sua barba, dentro dos limites genéticos, cresça da forma mais saudável e organizada possível. Caso isso não seja suficiente e você insistir no objetivo da barba completa e fechadinha, peça ajuda ao profissional de saúde, normalmente o dermatologista.
Ele saberá guiar você no tratamento e escolher o produto que melhor combina com suas condições, seja o Minoxidil, a Biotina, a Finasterida ou qualquer outro procedimento.