Qual o melhor remédio para queda de cabelo feminino?
O tratamento para queda de cabelo pode ser feito de diversas formas, indo desde suplementação com vitaminas e minerais até remédios e cosméticos que sejam ricos em nutrientes essenciais para a saúde capilar. Porém, o melhor remédio para queda de cabelo feminino pode variar de acordo com o quadro da paciente.
Para determinar qual o melhor remédio para queda de cabelo, é necessário consultar um tricologista para um diagnóstico mais minucioso, já que a queda de cabelo pode ter diversas causas diferentes, e muitas vezes é necessário tratar a condição que está dando origem à perda dos fios.
Hoje vamos lhe mostrar qual o melhor medicamento para usar em casos de queda de cabelo em mulheres para tratar o problema. Veja a seguir!
Melhor remédio para queda de cabelo feminino
Vale lembrar que mesmo os medicamentos de uso tópico, isto é, de aplicação no couro cabeludo, devem ser usados apenas quando recomendados por um especialista.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
Minoxidil
O minoxidil é um medicamento que pode ser encontrado em concentrações 2% ou 5%, indicado para o tratamento de alopecia androgênica. A substância atua estimulando o crescimento dos fios por aumentar o calibre dos vasos sanguíneos, o que além de melhorar a circulação sanguínea no local, prolonga a fase de crescimento das mechas.
O remédio deve ser aplicado no couro cabeludo ainda seco, nas regiões em que o cabelo está mais enfraquecido. Recomenda-se que a aplicação seja feita duas vezes ao dia, com o auxílio de uma massagem, em quantidades de aproximadamente 1ml a cada aplicação.
O tratamento dura entre 3 e 6 meses, ou conforme a indicação do médico de acordo com o quadro do paciente.
Contra indicações
O minoxidil não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, grávidas e lactantes. Além disso, a versão 5% não deve ser usada por mulheres a menos que seja recomendado por um especialista na área.
Espironolactona
A espironolactona é um remédio para queda de cabelo feminino indicado principalmente para o tratamento de distúrbios edematosos e hipertensão, mas que pode ser prescrito para alopécia feminina graças a seu efeito anti-androgênico.
Por retardar a progressão da queda e promover o retorno do crescimento dos fios, o medicamento pode ser usado sozinho em associado ao minoxidil, potencializando o crescimento das mechas.
Normalmente, a espironolactona é prescrita em doses de 50 a 300 mg, podendo variar de acordo com cada paciente.
Contra indicações
Esse medicamento não deve ser usado por pacientes com diminuição significativa da função renal, insuficiência renal aguda, anúria, hipercalemia e doença de Addison. Também deve ser evitada durante a gestação ou lactação.
Alfaestradiol
Os medicamentos Alozex e Avicis são soluções de alfaestradiol, indicado para tratar alopecia androgenética em mulheres e também em homens. O medicamento atua inibindo a 5-alfa-redutase na pele, um tipo de enzima que é responsável pela conversão do hormônio testosterona em diidrotestosterona.
A diidrotestosterona é um tipo de hormônio que conduz os cabelos à fase telogênica mais rapidamente, o que contribui para uma queda de cabelo mais acelerada.
- Leia também O que causa a queda de cabelo feminino?
O medicamento deve ser aplicado uma vez ao dia, preferencialmente durante o período da noite. O paciente deve usar um aplicador em movimentos leves durante 1 minuto para que o couro cabeludo receba pelo menos 3ml do produto. Em seguida, é recomendado uma massagem na região para que a pele absorva melhor o remédio.
Contra indicações
Grávidas, lactantes e pacientes menores de 18 anos não devem usar o alfaestradiol.
Pantogar
O Pantogar é um remédio para queda de cabelo feminino de uso oral, e deve ser usado durante um tratamento de aproximadamente 3 a 6 meses. É composto por queratina, vitamina B5, nitrato de tiamina, cistina e outros componentes que ajuda a tratar a queda de cabelo e fortalecer os fios.
Contra indicações
Por poder reduzir o efeito de antibióticos que contenham sulfonamidas — também chamamos de sulfacetamida, sulfabenzamida, sulfacrisoidina, sulfametoxazol, sulfaclorpiridazina ou sulfadiazina — o Pantogar deve ser evitado por pacientes que usam esses medicamentos durante alguns tratamentos.
Caso você esteja usando algum medicamento que contenha esses compostos em sua fórmula, converse com o seu médico antes de começar a usar o Pantogar.
Além disso, o remédio também deve ser evitado por grávidas e lactantes a menos que o obstetra ou tricologista faça a recomendação.
Monessa
O remédio Monessa é indicado principalmente para o fortalecimento e crescimento dos cabelos, sendo um medicamento de uso oral. De modo geral, é prescrito para quedas de cabelo sazonal, comuns no inverno e outono, já que durante esse período o couro cabeludo recebe menos sangue e, consequente, menos nutrientes e oxigênio.
Além de tratar a queda, o Monessa também interfere na estrutura dos fios, sendo também eficiente no tratamento de problemas com cabelos muito finos, quebradiços, opacos e sem vida.
O medicamento é rico em nutrientes como levedura medicinal, nitrato de tiamina, cistina e pantotenato de cálcio, substâncias excelentes para a saúde dos cabelos.
O uso é feito de acordo com o quadro do paciente, sendo o mais comum tratamentos entre 3 e 6 meses.
Contra indicações
O monessa deve ser evitado por pacientes menores de 12 anos e por grávidas e lactantes sem prescrição médica.
Cosméticos anti queda para auxiliar no tratamento com remédio para queda de cabelo feminino
Algumas empresas começaram a adicionar vitaminas do complexo B como a biotina em seus produtos capilares para potencializar o resultado de tratamentos anti queda.
Você pode conversar com seu médico especialista a respeito do uso desses produtos junto com os medicamentos para um controle maior da queda de cabelo.
- Leia também Queda de cabelo: principais causas e como tratar
Agora que você viu qual o melhor remédio para queda de cabelo feminino, fique atenta às contra indicações e converse com um tricologista sobre a possibilidade de começar um tratamento com esses ou outros medicamentos. Além disso, não deixe de investir em cosméticos anti queda para auxiliar na diminuição e prevenção da queda.