O que é o frizz do cabelo?
O frizz do cabelo é um dos maiores incômodos de quem possui o cabelo cacheado e crespo, embora também possa surgir em fios mais ondulados e lisos. E apesar das mulheres lutarem para combatê-lo o tempo todo, o frizz geralmente é causado por hábitos diários que passar despercebidos.
Passar a chapinha ou sair no tempo nublado e úmido são apenas alguns exemplos de fatores que desencadeiam e pioram os quadros de frizz no cabelo. No entanto, apenas evitar essas situações não é o suficiente para combater o frizz, sendo necessário adotar uma série de hábitos que ajudam a deixar as mechas mais regulares.
No texto a seguir separamos tópicos explicando o que é, o que causa o frizz e como você pode combatê-lo. Veja a seguir!
O que é o frizz do cabelo?
O frizz nada mais é do que o conjunto de fios arrepiados na raiz do cabelo. Geralmente o frizz acontece em decorrência da estática, que faz com que os fios mais curtos e danificados se repelem entre si e acabem se arrepiando, formando o famoso frizz do cabelo.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
No entanto, é preciso ficar atento: nem todo cabelo arrepiado é frizz, já que o volume natural das mechas e algumas químicas capilares aplicadas nos cabelos podem acabar deixando-os arrepiados.
O que causa o frizz do cabelo?
Cabelos quebradiços
Quando os cabelos se quebram o natural é que fiquem mais curtos do que o restante, tendo uma tendência maior de ficarem arrepiados. Sabendo disso, é fundamental manter a saúde dos fios em dia e ter cuidado na hora de pentear as mechas para não acabar repuxando demais a raiz do cabelo.
Esfregar a toalha após o banho também podem fazer com que os fios menores e quebrados fiquem arrepiados ao secarem.
Eletricidade
Embora muitas pessoas não saibam, o cabelo humano é super sensível à eletricidade. Ou seja, qualquer tipo de material que entra em contato com os cabelos e causa um atrito estático como pentes e escovas de plástico, por exemplo, deixando os fios arrepiados de forma instantânea.
Sabendo disso, recomenda-se o uso de pentes e escovas de madeira para evitar e combater o frizz, principalmente em cabelos cacheados que possuem uma tendência maior ao frizz.
Além do mais, prefira pentes com dentes mais largos, evitando assim que os fios acabam se quebrando.
Secadores e chapinhas
O calor também pode ser um fator desencadeante do frizz, principalmente quando vindo de secadores, chapinhas e outros aparelhos usados para modelar os fios. O ideal é evitar o uso dessas aparelhos sempre que possível e apostar em técnicas para cachear o cabelo que não sejam agressivas à fibra capilar como fitagem e dedoliss, por exemplo.
Caso não seja possível evitá-los, use protetores térmicos sempre antes de aplicar o calor desses aparelhos para criar uma película protetora em torno da estrutura dos fios, evitando o frizz e a danificação da fibra. Finalizar os fios com um jato de ar frio também pode ajudar, já que isso faz com que as cutículas capilares se fechem.
Umidade
Quando o ar está carregado de moléculas de água nos dias mais úmidos, elas acabam se unindo ao fio e modificando sua estrutura, enrugando e levantando a fibra e resultando no frizz.
Isso explica por que o cabelo arrepia com tanta rapidez quando saímos na chuva ou garoa, ou até mesmo em dias nublados e úmidos.
Os cabelos cacheados têm mais frizz do que os lisos?
Levando em conta que um dos grandes causadores do frizz é o ressecamento capilar, os fios crespos e cacheados possuem uma tendência maior de desenvolver o incômodo. Afinal, esse tipo de fio é mais ressecado naturalmente, já que a oleosidade natural da raiz do cabelo não consegue chegar até o comprimento e pontas em decorrência da curvatura.
Isso não significa, porém, que os cabelos lisos não podem desenvolver o frizz do cabelo. Afinal, até mesmo esse tipo de fio pode acabar ficando ressecado se não receber os cuidados necessários diariamente.
Como acabar com o frizz do cabelo?
O grande segredo para combater o frizz é apostar em um cronograma capilar e manter a hidratação e nutrição dos cabelos em dia. Em conjunto, ainda é importante usar shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação específica para o seu tipo de cabelo, garantindo assim não somente a hidratação necessária, mas também os nutrientes essenciais para cada curvatura.
Na hora do banho procure sempre manter a temperatura da água fria ou morna, já que a água quente acaba ressecando os cabelos, causando um efeito reverso do que o desejado.
Para a finalização dos cabelos, principalmente os cacheados, invista em óleos capilares como o óleo de coco e óleo de argan, que ajudam a combater e evitar o frizz, além de nutrir a fibra capilar.
Outro cuidado importante é trocar a toalha de banho por uma camiseta de algodão na hora de secar os cabelos, e evitar esfregar demais o tecido na raiz de forma que não se cause atrito em excesso, que pode resultar em cabelos arrepiados.
A fronha do travesseiro deve ser preferencialmente de seda ou cetim também para evitar que os fios sofram atrito durante a noite.
Como controlar o frizz em dias muito úmidos
Além das mudanças de hábitos, existem algumas dicas que podem ajudar a conter o frizz em situações que fogem do nosso controle, como é o caso dos dias úmidos.
O leave-in pode ser uma excelente solução para situações como essa, já que além de não precisar de enxágue, permanecendo no cabelo, o produto ainda protege os fios da umidade.
Alguns exemplos são cremes para pentear e óleos, que podem ser levados na bolsa e aplicados nos cachos sempre que surgir a necessidade.
Em conjunto, esses produtos ainda contribuem para um aumento da hidratação capilar, que também ajuda no combate ao frizz.
Agora que você aprendeu o que é frizz do cabelo e como evitar esse incômodo, não deixe de usar nossas dicas e investir em uma boa hidratação capilar. Independentemente do seu tipo de fio, é muito importante manter uma rotina de cuidados para repor a água e nutrientes perdidos durante o dia a dia e com a exposição à poluição e raios solares.