Qual a diferença de cera e pomada para cabelo?
Na hora de fixar o penteado e modelos os cabelos muitos homens acabam recorrendo à cera e pomada capilar, dois produtos que apesar de serem parecidos, possuem propostas um pouco diferentes. Sabendo disso, uma das grandes dúvidas sobre o assunto é quanto à diferença entre cera e pomada para cabelo.
Embora antigamente o gel fosse o produto mais usado pelo público masculino na hora de deixar os fios no lugar, atualmente o efeito de cabelo molhado não tem feito tanto sucesso entre os homens. Com isso, a maioria começou a recorrer a produtos que não deixam os fios com a aparência de ter acabado de sair do chuveiro como a pomada e a cera.
Para que você entenda melhor qual a diferença entre a cera e pomada para cabelo, separamos alguns tópicos interessantes sobre o assunto para tirar todas as suas dúvidas! Veja a seguir!
O que é pomada para cabelo?
A pomada para cabelo é um produto menos denso que lembra um creme texturizado e é usado para fixar o penteado dando leveza e deixando os fios mais soltos. Indicada principalmente para fazer topetes, o produto proporciona um efeito matificado nos fios.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
Pode ser aplicada com os cabelos secos ou úmidos, e possui poder de fixação médio.
O que é cera para cabelo?
A cera, por sua vez, é um produto com aspecto mais denso e muitas vezes é encontrada em bastões. Por ter uma textura mais pesada, pode deixar os fios um pouco endurecidos, e é indicada principalmente para cabelos mais grossos como cabelos encaracolados.
Proporciona um efeito brilhoso, mas sem deixar os cabelos com ar de oleosidade. No entanto, é possível encontrar marcas de ceras capilares com efeito matificante.
Qual a diferença de cera e pomada para cabelo?
A principal diferença entre ambos está na textura e no efeito que o produto deixa nos fios. Enquanto a pomada consegue deixar os cabelos mais fixados com topetes e penteados pontiagudos, a cera é usada apenas para deixar o efeito de cabelo bagunçado, já que não consegue segurar os fios dessa forma por muito tempo.
Qual das duas opções é melhor?
A melhor opção depende exclusivamente do efeito que você deseja deixar e do seu tipo de cabelo. Em fios mais ressecados, por exemplo, pode ser mais interessante aplicar a pomada, enquanto em fios oleosos o toque seco da cera pode ser a melhor alternativa.
Além disso, a cera deixa os fios mais firmes, enquanto a pomada permite que você modele e remodele o cabelo várias vezes durante o dia, já que deixa os fios mais soltos e leves.
Caso você tenha os cabelos mais rebeldes a opção mais indicada é a cera, já que a pomada tem uma cobertura mais leve que pode fazer com que seja difícil deixá-los arrumado durante o dia.
Uma dica é testar os dois produtos para analisar com qual o seu cabelo se adapta melhor, ou então alternar o uso de acordo com o efeito que você deseja naquele momento. Vale lembrar, porém, que a pomada costuma ser mais oleosa, e é necessário ter uma certa cautela nas quantidades usadas diariamente para não acabar deixando um aspecto de cabelo oleoso e sujo.
Qual a quantidade ideal para aplicar no cabelo?
Pomada
A quantidade ideal de pomada equivale ao formato de uma moeda de 1 real, mas pode ser necessário aplicar um pouco mais de acordo com a quantidade e grossura dos fios. Sabendo disso, comece aplicando uma pequena quantidade e acrescente mais produtos aos poucos para que o seu cabelo não fique pesado e com excesso de óleo.
Você deve começar aplicando o produto na parte de trás do cabelo indo para frente com movimentos leves, de modo que todos os fios fiquem envoltos com a pomada.
Cera
A quantidade de cera também costuma ser pequena e a indicação é que você acrescente sempre o produto aos poucos. A diferença é que o excesso de cera pode deixar os fios com aspecto de artificial e endurecidos, em alguns casos deixando-os também oleosos.
Quais cuidados tomar ao usar cera e pomada para cabelo?
Não durma com o produto nos cabelos
Deixar a pomada ou cera nos cabelos durante o sono obstrui os bulbos capilares, deixando os fios oleosos e contribuindo para a proliferação de fungos. Como resultado, você pode acabar desenvolvendo caspa e seborreia, além de outras condições como quebra e queda de cabelo.
O ideal é sempre retirar o produto com shampoo sem sulfato horas antes de ir para cama, assim o couro cabeludo consegue secar completamente e não há acúmulo de oleosidade. Caso você use ceras e pomadas com frequência, o ideal é usar shampoos anti resíduo uma vez por semana para fazer uma limpeza mais profunda da área e evitar possíveis acúmulos.
Não use produtos com álcool
Algumas pomadas e ceras contem álcool em sua composição, o que resseca os fios e contribui para que fiquem mais quebradiços. Procure sempre marcas de qualidade que não usem essa substância na composição do produto.
Faça cowashing
O cowashign é uma técnica de limpeza que pode ser feita sempre que você não usar nem a cera nem a pomada. Nela, ao invés de lavar os fios com shampoo você aplica somente o condicionador, ajudando a recuperar a hidratação e a não danificar o couro cabeludo por excesso de lavagem.
Não aplique a cera ou pomada na raiz do cabelo
Além de não usar o produto em quantidades excessivas, também não é recomendado aplicar a cera ou pomada no couro cabeludo, já que isso pode aumentar o acúmulo de produtos e a oleosidade. O ideal é que você aplique ao longo dos fios evitando sempre a raiz.
Agora que você viu qual a diferença entre a cera e pomada para cabelo ficou fácil saber qual dos produtos escolher para fixar e modelar o seu penteado. Caso ainda tenha ficado com dúvidas, você pode alternar o uso dos dois produtos e ver qual se adequa melhor às suas necessidades e às dos fios.