Seborreia: sintomas, tratamentos e causas
As doenças que atingem o couro cabeludo podem variar desde uma simples foliculite, até uma seborreia que causa desconforto e muitas vezes constrangimento nos pacientes. E apesar de ser uma doença que atinge principalmente a pele do couro capilar, podem surgir em outras áreas do corpo como ao redor do nariz, orelhas e sobrancelha.
Um dos sintomas principais da seborreia são pequenas descamações, que vêm acompanhadas de coceira e pequenas lesões na região afetada. Embora algumas mudanças no tempo e hábitos errados possam contribuir para que a doença se desenvolva com mas facilidade, alguns fatores genéticos também são as grandes causas da seborreia.
Veja no artigo a seguir o que é seborreia, quais são as suas causas e como fazer o tratamento da doença!
O que é seborreia?
A seborreia, conhecida também como dermatite seborreica, é uma condição que leva à inflamação da pele causando sintomas como descamação, coceira e vermelhidão na região afetada. Essas descamações são popularmente conhecidas como caspas, e podem ser secas ou oleosas.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
Apesar de ser mais comum no couro cabeludo, a dermatite seborreica também pode aparecer ao redor do nariz e na sobrancelha, além de ser muito comum em recém-nascidos, chamada de crosta láctea.
Embora seja uma doença inofensiva, caso não seja tratada adequadamente pode se transformar em uma infecção da área em decorrência da coceira, já que ao coçar a região frequentemente, estamos levando uma série de bactérias que ficam em nossas unhas para dentro da corrente sanguínea.
A estimativa é que pelo menos 18% da população mundial sofra com a seborreia.
Quais são as causas da seborreia?
Apesar de não existirem dados científicos que provem quais são as causas da doença, alguns fatores externos contribuem para um aumento das chances de pacientes desenvolverem a condição. São elas:
- stress;
- baixa umidade e tempo frio;
- oleosidade excessiva;
- condições médicas e medicamentos;
- fungo que convive naturalmente na pele;
- banhos em temperaturas muito altas;
- uso frequente de bonés, abafando a região;
- dormir com os cabelos úmidos.
É importante ressaltar que a dermatite seborreica não é causada por alergias ou falta de higiene, como muitos ainda pensam.
Além dos fatores citados acima, algumas condições médicas que também aumentam as chances das doença são:
- depressão;
- AIDs;
- acnes;
- alcoolismo;
- AVC;
- transtornos alimentares variados;
- psoríase;
- Parkinson;
- rosácea.
A explicação seria que essas enfermidades baixam a imunidade dos indivíduos, além de causarem descontroles hormonais, o que aumenta o riscos da dermatite seborreica.
Quais são os sintomas?
Além do principal sintoma, que é a descamação do couro cabeludo ou da pele, também podemos destacar:
- aumento da oleosidade na região afetada;
- escamas amareladas que causam ardor;
- coceira constante que pode até mesmo causar pequenas lesões;
- vermelhidão na área;
- queda de cabelo.
Como é feito o tratamento da seborreia
O foco do tratamento da dermatite seborreica é controlar as suas manifestações, já que a doença não tem cura. Enquanto alguns casos os sintomas desaparecem por completo, em outros é necessários que os cuidados sejam feitos por toda a vida do paciente.
Além dos produtos capilares voltados para o alívio dos sintomas como shampoos, tônicos e máscaras de tratamento, você também pode usar remédios caseiros para caspa para controlar o problema.
Nos casos dos bebês, embora a crosta láctea não cause coceira, mas pode fragilizar a pele e deixá-la suscetível a infeções. Para tratar a seborreia em bebês, você pode usar óleos minerais para amolecer as descamações antes do banho e evitar tirá-las com a unha ou pente, já que isso pode contribuir para o aumento do risco de infecções.
O ideal é que você deixe com que essas escamas sumam com o tempo apenas com a lavagem da região durante o banho.
Além do mais, é importante certificar-se de enxugar bem a área após lavar os cabelos do recém-nascido, já que a umidade pode favorecer uma piora do quadro.
Enquanto isso, nos adultos é importante o uso de shampoos que contenham pelo menos um ingrediente:
- piritionato de zinco;
- sulfeto de selênio;
- ácido salicílico;
- cetoconazol;
- alcatrão de hulha.
Quando a seborreia surgir em outras áreas do corpo, você pode usar loções específicas como corticosteroides e alguns produtos baseados em enxofre, além de pomadas e cremes antifúngicos.
Prevenção da dermatite seborreica
Apesar de não existir formas de prevenir a dermatite seborreia ou de evitar que os sintomas voltem, alguns cuidados fazem com que seja mais fácil controlar o problema como por exemplo:
- evitar banhos muito quentes;
- evitar o uso de bonés e chapéus por muito tempo;
- enxugar-se bem antes de se vestir e;
- enxugar bem o couro cabeludo;
- evitar o uso de secadores em altas temperaturas, já que isso pode aumentar a oleosidade na região;
- evitar alimentos gordurosos e ingestões frequentes de álcool;
- tratar o estresse físico e mental, além de outros quadros emocionais como ansiedade e depressão;
- retirar totalmente todos os produtos aplicados no couro cabeludo como shampoos e principalmente condicionadores e máscaras para não entupir os folículos capilares;
- usar óleo mineral em bebês para ajudar a amolecer a crosta antes dos banhos;
- usar remédios naturais para amolecer a crosta em adultos.
Agora que você viu o que é a seborreia, quais são as causas e como é feito o tratamento, procure ajuda médica caso note alguns dos sintomas descritos acima. Apesar de não causar danos à saúde, a seborreia não tratada pode causar infecções no couro cabeludo levando a um agravamento do quadro.