Silício e os Benefícios para o Crescimento do Cabelo
Você já conhece o silício? Trata-se de um mineral que está associado à restauração do equilíbrio entre cálcio e magnésio no organismo, além de também ter um importante papel na produção de colágeno, a proteína mais abundante no corpo humano.
O colágeno está presente nos ossos, músculos, pele e tendões. É ele o responsável por manter as células do organismo fortalecidas e unidas, favorecendo a integridade e flexibilidade da pele, unhas e cabelos.
Com o tempo, nosso organismo vai perdendo a capacidade de absorver o silício dos alimentos. A solução encontrada para esse problema são as cápsulas de silício orgânico, que são comercializadas como uma alternativa para evitar o problema de deficiência do mineral no corpo.
Quer saber mais sobre o silício e os seus benefícios para os seus cabelos? Confira a seguir!
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
Conheça o silício orgânico
O silício orgânico é um dos principais elementos na composição dos organismos vivos. No corpo humano, está presente nos ossos, pâncreas, músculos, fígados, rins e coração.
A quantidade de silício no nosso organismo no início da vida é alta, e vai decaindo conforme o passar do tempo, podendo reduzir em até 80%.
A partir dos 20 anos, a concentração de silício no corpo humano passa a diminuir, o que afeta também a síntese de colágeno. As consequências desse processo podem ser percebidas principalmente na pele, cabelo, articulações, ossos, unhas e em qualquer outro tecido ligado à produção de colágeno.
Em função disso, a reposição do silício no corpo humano passa a ser indispensável. A ausência dele no organismo causa o enfraquecimento da matriz extracelular da pele, que é justamente a região onde nascem o colágeno, a elastina (proteína de função estrutural, responsável pela formação de fibras elásticas) e os fios de cabelo.
Quando essa região é afetada, o crescimento do cabelo é prejudicado, uma vez que os novos fios deixam de ser produzidos como eram antes. Isso pode fazer com que os cabelos se tornem mais finos e passem a cair com mais facilidade.
O silício orgânico comercializado em cápsulas é uma versão do mineral que passa por um processo de estabilização em colágeno hidrolisado. Esse procedimento o torna uma substância com maior eficiência do que a que é encontrada nos alimentos, podendo, dessa forma, ser melhor aproveitada pelo corpo humano.
Os benefícios são inúmeros, o que faz do silício um elemento indispensável para manter uma pele mais jovem, fios de cabelo fortalecidos e unhas firmes. Confira mais detalhes a seguir.
Benefícios do silício para o cabelo
Os hábitos envolvendo os cuidados com a beleza estão se renovando já há algum tempo. Se antes a maior preocupação era com a aparência, resultando no investimento quase que total em cremes e maquiagens, por exemplo, atualmente a saúde ocupa o primeiro lugar.
Essa inversão aconteceu devido aos conhecimentos e estudos indicando a associação direta da saúde à estética, e leva a uma atenção cada vez maior a hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, exercícios físicos e, se for o caso, até mesmo suplementação, o que muitas vezes acontece com o silício.
A ingestão do silício orgânico pode garantir cabelos mais fortes, bonitos e brilhantes. Seus efeitos na produção de queratina, elastina e colágeno já foram comprovados, e o resultado para os fios são surpreendentes.
Ele ajuda a aumentar a força, elasticidade e resistência dos fios, ao mesmo tempo em que reduz a quebra e a queda, já que facilita a formação de proteínas importantes para a estrutura do cabelo.
Mas os benefícios do silício não se restringem apenas às madeixas. Sabia disso?! A pele e as unhas também saem ganhando, e muito, com esse mineral.
Não é à toa que ele é conhecido como a fonte das proteínas de beleza, ou “fórmula da juventude”, já que apresenta vantagens diversas para a saúde e aparência do nosso corpo.
Esse elemento possui um enorme potencial na regeneração dos tecidos. Por isso é muito poderoso, e ajuda a estimular o rejuvenescimento, garantindo assim maior elasticidade à pele.
Ele pode contribuir de maneira a deixar a pele mais firme, viçosa e com aspecto rejuvenescido, amenizando manchas e sinais de acne.
O silício pode melhorar em até 40% a firmeza da pele, deixando-a mais luminosa e diminuindo as marcas de expressão.
As unhas, por sua vez, ficam muito mais resistentes com a ajuda desse mineral.
Esse famoso elemento fornece diversos benefícios para a saúde, não somente estética, mas para o organismo humano como um todo.
Ele também desintoxica o organismo, reequilibra as funções vitais e ajuda na prevenção da osteoporose e outras doenças causadas pela descalcificação óssea.
Como é um desintoxicante natural, o silício também pode ajudar a eliminar a nicotina presente no corpo dos fumantes, tornando-se um bom colaborador no combate ao vício. Além disso, também contribui com a saúde das articulações, ajudando na prevenção à tendinite, artrose e artrite.
Quer saber qual a maneira ideal de utilizar o silício e onde é possível encontrá-lo? Então continue a leitura.
Como usar e onde encontrar?
O silício está presente em alimentos como cereais integrais (aveia, milho, arroz, cevada, arroz e trigo), frutas (maçã, laranja, banana, abacaxi e manga), oleaginosas (amêndoas e castanhas) e legumes.
Ele também pode ser encontrado na forma de cremes e em cápsulas, sendo a última opção a mais eficaz, com resultados mais visíveis e duradouros.
As cápsulas são comercializadas em farmácias e em lojas de produtos naturais, já prontas para o uso, e sua venda não exige receita médica. Há também a opção de manipular o mineral em combinação com outras substâncias, como uma vitamina para o cabelo ou outros minerais que possam favorecer a saúde dos fios.
A recomendação geral de dermatologistas é ingerir 150 microgramas de silício orgânico ao dia.
É importante, no entanto, atentar para as particularidades de cada organismo. Por isso, esse mineral só deve ser tomado com a devida orientação médica ou de um profissional especializado, como um nutricionista, por exemplo.
Você já tinha ouvido falar dos benefícios do silício? Conte pra gente nos comentários!