Vitamina E e seus benefícios para cabelo e unhas
Vitaminas e minerais são extremamente importantes quando o assunto é hidratar, proteger e fortificar os cabelos. Por isso a vitamina E tem sido bastante utilizada por quem deseja dar um ‘up’ nos fios, deixando-os ainda mais sedosos. O nutriente atua de forma profunda na estruturação capilar, prevenindo queda, quebra e ressecamento. Veja só como a vitamina E pode ajudar na saúde das suas madeixas!
Benefícios do uso da Vitamina E
Inúmeras funções benéficas são atribuídas à vitamina E, tais como:
- Ação Antioxidante: Por agir na corrente sanguínea, a vitamina E é extremamente importante para o organismo, pois inibe ameaças e auxilia na proteção. Age na eliminação de moléculas instáveis, como radicais livres, e ajuda a prevenir a oxigenação das gorduras do corpo. Como a defesa é realizada junto das células sanguíneas, a proteção conta também com a defesa efetuada pelas membranas plasmáticas das células, garantindo assim que todas as funções celulares permaneçam funcionando corretamente.
- Auxílio cardiovascular: Como já citado anteriormente, a Vitamina E trabalha junto à corrente sanguínea, logo, acaba prevenindo inúmeras doenças cardiovasculares, uma vez que contribui com a composição dos eritrócitos ou glóbulos vermelhos e protegendo-os de serem alterados ou até mesmo destruídos. Intervindo também na formação de coágulos, pois auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos.
- Fortalecimento do sistema imunológico: Em meio a muitas vantagens da vitamina E é possível mencionar a manutenção do sistema imunológico. Muitos estudos mostram a importância desse elemento na reestruturação de pacientes com imunidade prejudicada por várias doenças ou até mesmo por causa do envelhecimento.
- Recuperação da saúde da pele: Esse nutriente é um poderoso e eficiente antioxidante que tem a função de bloquear os radicais livres que promovem o envelhecimento prematuro da pele.
- Auxilia no crescimento dos cabelos: A vitamina E tem a responsabilidade de atuar na reparação e reconstrução dos tecidos. Na hora em que é utilizada no couro cabeludo, auxilia na prevenção de inflamação e permite a restauração da lesão nos folículos. A partir do momento em que os folículos estão com saúde, promove o crescimento dos novos fios de cabelo.
- Melhora a circulação sanguínea: Uma das maiores vantagens da vitamina E para os fios é o restabelecimento da circulação sanguínea na área capilar. Ela auxilia no aumento da produção de vasos sanguíneos, prevenindo na geração de problemas e evitando o desenvolvimento de coágulos. No momento em que há melhoria na circulação, os fios começam a receber mais proteínas, assegurando o crescimento dos cabelos e mantendo os folículos pilosos muito saudáveis.
- Ajuda a equilibrar o pH: Umas das mais notáveis razões do caimento dos fios é a produção intensa de óleo e o desestruturação do pH no fibra capilar. Em momentos que o couro cabelo está ressecado, as glândulas sebáceas desenvolvem mais óleo do que o habitual, ocasionando a obstrução dos folículos capilares, causando o caimento dos cabelos e o surgimento de caspa.
- Auxílio na reparação dos fios deteriorados: Com a busca por inúmeros meios de conseguir alcançar os níveis de beleza através de pranchas alisadoras e produtos químicos, o efeito chicote acaba sendo maior, pois os fios sofrem com pontas duplas, ficam quebradiços e muito danificados. A incorporação da vitamina E junto ao cabelo, acaba sendo uma ajuda que se equipara ao uso de um bom condicionador, revertendo os danos e trazendo hidratação e nutrição aos fios, além é claro, de corrigir as pontas duplas e outros empecilhos recorrentes.
- Fios hidratados e macios: Com um potencial altamente hidratante, a vitamina E é comumente utilizada em máscaras capilares bem como a junção com outros produtos para hidratar os fios prejudicados e manter a saúde capilar dos demais fios e em sua maciez, auxiliando na recuperação dos fios.
Por que a vitamina E é importante para o cabelo?
Você sabia que ao consumir alimentos ricos em vitamina C, é possível acelerar o crescimento dos cabelos e também o fortalecimento dos folículos? Exatamente. Muitos estudos têm sido produzidos por pesquisadores da área e os resultados tem sido bastante empolgantes.
Ao ingerir alimentos que são ricos em vitamina E você consegue perceber o poder de reparação dessa substância. Mesmo que os fios já estejam ressecados, você sentirá toda a diferença quando começar a consumir o nutriente com mais frequência. Muitas empresas de cosméticos estão começando a apostar em inserir vitaminas e minerais nos itens de cuidados capilares. Por isso, ao comprar shampoos, condicionadores e cremes, opte por àqueles que têm algum desses componentes integrados em sua composição.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
O uso de vitamina nas madeixas é capaz de reverter o processo de ressecamento, proporcionando maior hidratação, além de corrigir aquelas pontas duplas chatas que acabam deixando o visual do cabelo com aspecto de danificado.
Quem é que não deseja ter fios hidratados e macios por mais tempo? A vitamina E possui um efeito hidratante e por isso a maioria das máscaras capilares hoje em dia acabam sendo produzidas com esse tipo de nutriente, visto que ele ajuda a hidratar os fios, mantendo brilho e maciez por um longo período.
Como devo utilizar a vitamina E no cabelo?
Há várias formas de aproveitar os benefícios da vitamina E no cabelo, mas a mais indicada é incorporar alimentos que possuam esse nutriente na sua dieta. Caso seu nível de vitamina E esteja abaixo do recomendado – embora seja difícil – vale a pena recorrer a uma suplementação multivitamínica.
Ah, e não se esqueça de adquirir produtos que tem esse nutriente em sua fórmula, é o caso de shampoos, condicionadores, finalizadores, cremes e afins.
Onde encontrar vitamina E?
A vitamina E está presente em diversas frutas, legumes e verduras. Então vale mesmo a pena inserir esse alimentos na refeição. Confira onde encontrar!
Mamão
Além de ser fonte de vitamina C, e ajudar na digestão, o mamão também possui nutrientes como cálcio, ferro e potássio.
Consumir porções da fruta diariamente contribui para a hidratação da pele, diminuindo a flacidez e intensificando a hidratação. Por fortalecer a imunidade, o mamão ajuda a prevenir gripes e resfriados.
Abacate
O abacate é conhecido por ser uma grande fonte de gorduras boas para o organismo. Além da vitamina E, é possível encontrar vitamina do complexo B, C e minerais como ferro, cálcio e fósforo que atuam diretamente na prevenção de doenças cardiovasculares.
Pistache
Também um forte aliado quando o assunto é prevenção a doenças coronárias, o pistache possui vários antioxidantes que diminuem o risco de infarto, e acidentes vasculares cerebrais.
Vale citar que o pistache auxilia no processo digestório já que possui um grande número de fibras alimentares.
Qual a frequência do consumo de Vitamina E?
Vista como uma das principais vitaminas para o corpo, o nutriente precisa ser consumido todos os dias. Especialistas recomendam que é interessante ingerir diariamente pelo menos 3 alimentos diferentes que são ricos em vitamina E. Isso dá pra ser inserido durante ou depois do café da manhã, no lanche da tarde e até mesmo antes de dormir.
Pra quem gosta de fazer um snack durante as refeições, vale a pena comer uma porção de castanhas moídas, um pouco de abacate e até mamão picadinho. São quantidades pequenas que farão toda a diferença no seu dia a dia.
Outros benefícios da vitamina E para o corpo
Além de manter a pele e os cabelos hidratados, o nutriente é um potente antioxidante e ajuda a proteger as células contra doenças que podem causa envelhecimento precoce e até câncer. Também regula os níveis de colesterol, evitando complicações decorrentes desse problema.
Quais são os sintomas de deficiência de vitamina E?
Por mais que seja rara, a deficiência de vitamina E pode acontecer quando a alimentação não está variada e correta o suficiente. Por isso, podem surgir alguns sintomas quando os níveis do nutriente estão abaixo do recomendado. Entre eles: perda de massa muscular, movimentos involuntários nos olhos, problemas de visão, imunidade debilitada, anemia e falta de coordenação motora.
Em geral, a ausência de Vitamina E é mais comum em bebês e idosos e deve ser suplementada assim que sua deficiência for diagnosticada.
Dicas de cardápio rico em vitamina E
Que tal uma super dica de refeição para manter seus cabelos lindos e hidratados? Não se esqueça que seus fios refletirão a sua saúde. Dessa forma, é importante recorrer a refeições saudáveis com alimentos variados e ricos em vitaminas e minerais necessários para o seu corpo.
Café da manhã: Como é a primeira refeição do dia, o mais indicado é apostar em um cardápio mais leve. Você pode tomar uma vitamina de abacate com aveia ou um iogurte natural, isso já é o suficiente para te dar mais energia até a hora da próxima refeição.
Almoço: Essa é a principal refeição do dia, então é preciso escolher bem os componentes do cardápio nessa hora. Indicamos carne cozida com purê de abóbora, salada refogada ou arroz com vegetais no vapor.
Lanche da tarde: Não se esqueça que é necessário comer pelo menos de 3 em 3 horas. Fazer um lanche leve para continuar com suas atividades durante o dia é fundamental. Nesse horário, o indicado é um iogurte natural, castanhas ou torradas com guacamole e café.
Preste bastante atenção na sua dieta para não deixar nenhum nutriente de fora. Assim como outras vitaminas para o cabelo, a vitamina E é essencial para o bom funcionamento de diversas estruturas do nosso corpo.
FAQ – Principais Dúvidas Resumidas
O nutriente atua de forma profunda na estruturação capilar, prevenindo queda, quebra e ressecamento.
Incorpore alimentos ricos em vitamina E ou com a recomendação de seu nutricionista, utilize suplementos de vitamina E.
Além de manter a pele e os cabelos hidratados, o nutriente é um potente antioxidante e ajuda a proteger as células contra doenças que podem causa envelhecimento precoce e até câncer. Também regula os níveis de colesterol, evitando complicações decorrentes desse problema.
Perda de massa muscular, movimentos involuntários nos olhos, problemas de visão, imunidade debilitada, anemia e falta de coordenação motora.